Outubro rosa: com histórias inspiradoras, 2 mulheres contam como a maquiagem ajudou a manter a autoestima no tratamento

Ana contou que usa o delineador para marcar o olhar e o l?pis de sobrancelha para ajudar a desenhar a moldura do rosto (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Avila criou um blog, o Guria Bacannas, para dar dicas de moda e beleza para levantar a autoestima de mulheres que passam pelo quimioterapia (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Avila criou um blog, o Guria Bacannas, para dar dicas de moda e beleza para levantar a autoestima de mulheres que passam pelo quimioterapia (Foto: Arquivo Pessoal)
Diagnosticada com c?ncer de mama em 2016, Ana Avila tem a certeza de que toda mulher pode ser bonita e ter a autoestima alta durante o tratamento (Foto: Arquivo Pessoal)
Diagnosticada com c?ncer de mama em 2016, Ana Avila tem a certeza de que toda mulher pode ser bonita e ter a autoestima alta durante o tratamento (Foto: Arquivo Pessoal)
Sula Souza, diagnosticada com c?ncer em 2013, n?o deixou a vaidade de lado e aprimorou suas t?cnicas de maquiagem para ficar bonita durante a quimioterapia (Foto: Arquivo Pessoal)
Sula Souza, diagnosticada com c?ncer em 2013, n?o deixou a vaidade de lado e aprimorou suas t?cnicas de maquiagem para ficar bonita durante a quimioterapia (Foto: Arquivo Pessoal)
Sula viu na maquiagem uma forma de disfar?ar a falta de c?lios e deixar o rosto menos inchado, mais corado e sem olheiras durante a quimioterapia para tratar o c?ncer (Foto: Arquivo Pessoal)
Sula viu na maquiagem uma forma de disfar?ar a falta de c?lios e deixar o rosto menos inchado, mais corado e sem olheiras durante a quimioterapia para tratar o c?ncer (Foto: Arquivo Pessoal)
Sula tamb?m tem um canal, chamado
Sula tamb?m tem um canal, chamado "Al?m do que posso ser", onde d? dicas sobre como passar pelo c?ncer com mais leveza e descontra??o (Foto: Instagram @sulasouza)

A maquiagem tem um poder incr?vel na autoestima de todas as mulheres, e para quem tem c?ncer de mama, ela se torna uma aliada ainda maior. No m?s de conscientiza??o da doen?a com a campanha Outubro Rosa, Ana Avila e Sula Souza provam que toda paciente pode se sentir bonita mesmo numa fase delicada onde cabelo, c?lios e sobrancelhas caem. Nesse momento, segundo elas, nada que um delineador e um l?pis de sobrancelha n?o ajudem! As duas s?o criadoras de blogs e canais no Youtube onde compartilham experi?ncias e inspiram outras mulheres com dicas de maquiagem e beleza. O Tudo Sobre Make conversou com Ana e Sula e os depoimentos voc? pode conferir logo abaixo!

Ana Avila: '5 minutos e 5 produtos salvam o look'

Ana, 36 anos, bem-humorada, voz tranquila e faz um delineado gatinho perfeito. Diagnosticada com c?ncer no in?cio de 2016, ela sofreu com a perda dos cabelos - "um cabel?o", segundo ela - mas acabou curtindo de verdade a careca e percebeu que a maquiagem pode dar conta de melhorar a situa??o. "Quando voc? faz quimio, voc? perde sobrancelha, c?lios, al?m do cabelo, e fica totalmente p?lida. Dependendo do tratamento, sua pele fica mais ressecada, ?s vezes pode dar espinha, ?s vezes n?o. Eu sofri muito quando eu descobri que eu teria que fazer quimioterapia porque meu cabelo era um cabel?o. Sofri tanto que quando eu raspei, foi um al?vio pra mim, porque eu curti a minha careca, mesmo!", contou Ana, toda orgulhosa.

Para compartilhar dicas de moda como ferramenta de autoestima para as mulheres com c?ncer, Ana criou um blog, o Gurias Bacannas, depois de perceber que n?o havia muito conte?do leve e descontra?do sobre a doen?a. "A paciente tem como se sentir bonita, tem roupa que disfar?a a falta de um seio, tem maquiagem que disfar?a a falta de c?lios". Segundo, ela, para salvar o look, bastam 5 minutos e 5 produtos. "Protetor solar com base ? a oitava maravilha do mundo porque j? tira a palidez e d? uma coradinha no rosto. O segundo produto ? o l?pis de sobrancelha: ? incr?vel como a sobrancelha d? uma moldura ao rosto e tem um valor incrivel na simetria do rosto. O terceiro ? o delineador. Ele ? magico, porque ? a melhor maneira de disfar?ar a perda de cilios", contou Ana.

Ana contou que o quarto e o quinto produto s?o um batom e um len?o umedecido que, segundo ela, n?o podem faltar na bolsa de nenhuma mulher. "Um batom vermelho ou cor de boca, n?o tem problema. O quinto produto e n?o menos importante ? um len?o umedecido para quem vai tentar fazer o delineador pela primeira vez!", indicou.

Sula Souza: 'Aprendi a botar c?lios posti?os e a deixar a pele mais coradinha'

Sula, 26 anos, vaidosa e "curiosa", segundo ela. O diagn?stico do c?ncer veio em 2013, e quando soube que os pelos iam cair com a quimioterapia, Sula Souza decidiu encarar a doen?a de uma vez. "Quando a m?dica me disse, eu pensei: Se vai acontecer, eu quero ver como eu vou ficar sem nenhum pelo no corpo, sem c?lios, sem sobrancelhas", contou a professora.

Depois de 15 dias, Sula come?ou a aprimorar suas t?cnicas de maquiagem. Ela conta que sempre se maquiou, mas durante a quimioterapia aprendeu dicas para melhorar a palidez e a afinar o rosto inchado. "Depois da perda dos pelos, eu fui aprimorar a maquiagem porque eu sempre usei coisas b?sicas. Aprendi como botar cilios posti?os, a deixar a pele mais coradinha pra tirar a palidez, aprendi a fazer contorno porque a quimio incha. Eu usava bastante blush, as pessoas me olhavam e falavam: Voc? nao est? com cara de que est? fazendo quimio. E eu respondia: Mas eu n?o estou assim, ? a maquiagem que est? me ajudando", contou.

Assim como Ana, Sula tamb?m criou uma p?gina no Facebook e um canal no Youtube chamado "Al?m do que posso ser" para mostrar que ? poss?vel levar o c?ncer estando bem psicologicamente. "Mesmo que o seu corpo esteja fraco, voc? consegue levar a doen?a com autoestima. Eu senti a necessidade de mostrar que a gente consegue ter vida mesmo estando doente. Depois de v?rias seguidoras me perguntarem como eu n?o tinha olheiras e como fazia fotos na quimioteria, eu tive a ideia de fazer um v?deo com dicas de maquiagem, porque existem produtos que nos ajudam", explicou, cheia de orgulho. "Eu tento passar algumas dicas pra ajudar a seguir o tratamento mais leve. Uso bastante base, delineador, protetor labial, gosto de coisas b?sicas que consigo fazer em qualquer canto", lembrou.

'Todas as molduras sao superimportantes mas n?o s?o essenciais'

Embora a preocupa??o com a maquiagem durante o tratamento seja normal e batom, blush e delineador n?o faltem na bolsa dessas mulheres, enxergar a real beleza do corpo ? a sustenta??o de tudo! Assim como Sula, que decidiu esperar alguns dias para reconhecer seu corpo sem sobrancelhas, cabelos e c?lios, Ana afirmou que a doen?a n?o precisa ser o final da vida. O c?ncer de mama ? o seu segundo: aos 9 meses de idade, ela teve um sarcoma que a deixou sem o olho direito - por isso, o curativo. "Todas as molduras s?o superimportantes, mas n?o s?o essenciais. Se olhem de verdade, descubram a real beleza, aproveitem para fazer coisas que, de repente, voc?s n?o fariam, comecem a descobrir um outro mundo".

Reda??o: Beatriz Doblas

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.