Para que serve cada tipo de esponja de maquiagem: um guia completo

Veja para que serve cada tipo de esponja de maquiagem (Foto: Instagram @maybelline)

Gota, gota cortada, triangular, 360º, redonda... conhece todos esses tipos de esponjinhas de maquiagem? Acredite: cada uma delas tem uma função específica na maquiagem (seja para base, corretivo ou pó) e pode ser a aliada que faltava em nome do acabamento perfeito no look!

Para te ajudar nessa tarefa, separamos um guia completo explicando para que serve e como usar cada tipo de esponja de make. Agora vai ser mais fácil escolher a mais certeira para o seu ritual de beleza diário. Aproveite!

1. Gota

Como é: imitando mesmo o formato de gota, ela tem uma extremidade mais fina e pontuda, enquanto a outra é uma base arredondada e mais larga.

Para que serve: esse tipo de esponja de make é perfeita para espalhar base, corretivo e pó - e cada parte é mais indicada para uma região do rosto. Na hora de aplicar os produtos, por exemplo, use a parte pontudinha para alcançar os cantinhos e a parte arredondada para espalhar no centro do rosto.

2. Gota cortada

Como é: bem parecida com a esponja de gota, a diferença aqui é que na base existe um corte transversal, deixando essa parte arredondada e achatada ao mesmo tempo.

Para que serve: a gota cortada é multifunção, podendo ser usada em diferentes partes da maquiagem. Enquanto a parte arredondada é ideal para a base, a ponta ajuda a alcançar cantinhos como o nariz e os cantos dos olhos. Já a parte reta é ideal para aplicar iluminador ou fazer o contorno.

3. Redonda

Como é: uma das mais clássicas, essa versão de esponja não é tridimensional, e sim achatada. Ela tem o formato de um círculo e é reta dos dois lados.

Para que serve: a esponja redonda é mais indicada para produtos em pó. Sua principal função é aplicar o pó compacto ou translúcido sem deixar marcas na pele. Ela também pode ser usada para limpar resquícios de sombra abaixo dos olhos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

4. Triangular

Como é: a esponja triangular é bem tradicional e tem formato tridimensional. Com a forma de um triângulo, ela pode ter a base reta ou arredondada.

Para que serve: por ter pontas finas, esse tipo de esponja é ideal para aplicar base ou corretivo em áreas menores do rosto. Além disso, geralmente a esponja triangular é descartável, o que faz com que seja mais higiênica.

5. Retangular

Como é: outro formato muito tradicional, a esponja retangular tem o formato que o nome sugere: é retangular e achatada. Por isso, ela tem dois lados mais largos e os outros mais finos.

Para que serve: esse tipo de esponja é muito indicada para quem tem pouca experiência com maquiagem. A esponja retangular ajuda a aplicar a base com mais facilidade e é indicada para regiões maiores, como o pescoço e a testa.

6. 360º

Como é: ela é parecida com a gota, mas com um formato mais curvilíneo. Ou seja, ela tem a ponta da gota, mas termina com uma barriguinha arredondada.

Para que serve: esse tipo de esponja é uma das mais versáteis. Sua lateral permite aplicar a base e conquistar alta cobertura, enquanto a base arredondada garante um acabamento mais natural. Já a ponta fina é ideal para aplicar o corretivo.

7. Redonda e achatada

Como é: esse tipo de esponja tem formato de esfera, mas com dois lados achatados. Algumas vezes ela vem na ponta de um pincel.

Para que serve: graças às suas laterais achatadas, a esponja redonda e achatada é muito usada para fazer o contorno do rosto. Ela é ideal para quem não tem muita prática e se confunde com os pincéis.

8. Minigota

Como é: a minigota tem exatamente o mesmo formato da esponja em gota comum, mas é bem menor e, algumas vezes, vem na ponta de um pincel.

Para que serve: esse tipo de esponja é ideal para aplicar o corretivo, especialmente em áreas pequenas, como o canto dos olhos ou diretamente sobre espinhas.

Redação: Gabrielle Nunes

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.