Pele com acne: dicas para escolher os melhores produtos de maquiagem

Quem sofre com acne pode recorrer à maquiagem para disfarçar o problema
Quem sofre com acne pode recorrer à maquiagem para disfarçar o problema

A acne não afeta apenas adolescentes, e muitas mulheres sofrem com o problema já na idade adulta. A melhor solução para combater os temidos cravos e espinhas é procurar tratamento dermatológico indicado por um profissional, mas para disfarçar, a maquiagem é uma ótima aliada. Atualmente, há diversos produtos disponíveis no mercado de cosméticos de excelente qualidade e que não afetam a pele nem agravam o problema.

Pele com acne deve ser tratada para combater o problema

Clima quente e úmido, reposição de hormônios, como a pílula anticoncepcional, e má alimentação podem provocar acne. Estes fatores estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, e, geralmente quem tem a pele oleosa costuma sofrer mais com o problema. Para combater os sintomas, é essencial utilizar produtos específicos, em um ritual de limpeza e tratamento diário.

O uso de maquiagem está liberado para quem sofre com a acne e está em tratamento. Procure por palavras-chave como oil-free e não-comedogênico nas embalagens, que indicam que aquele produto não obstrui os poros. Dê preferência a itens com fórmula leve e textura fina, que não brigam com a oleosidade da pele, e tem efeito matificante. "Produtos à base de óleo devem ser evitados para não piorar a oleosidade, e produtos alcóolicos devem ser evitados se a pele estiver em tratamento, pois pode irritar e ressecar", explica a dermatologista Vanessa Metz.

Maquiagem ajuda a disfarçar cravos e espinhas

O preparo da pele é o tradicional: com o rosto limpo e hidratado, aplique o primer e a base. Invista em produtos com textura acetinada, que têm uma cobertura melhor,suficiente para minimizar os pontos de acne, neutralizar a vermelhidão, e disfarçar a aparência dos poros. Espalhe camadas finas, que vão se complementando, ao invés de apenas uma grossa.

Em seguida, é a vez do item mais importante, o corretivo. É ele que vai esconder por completo as marcas de acne, e deve ser passado nos locais que ainda estiverem se sobressaindo mesmo após a base. Para uma melhor cobertura, dê preferência a um corretivo do tipo bastão. Finalize com pó.

Lavar o rosto ao fim do dia é fundamental

A maquiagem atual possui alta tecnologia, e não faz mal a pele, mesmo as que já estão prejudicadas pela acne. Há, inclusive, algumas opções que funcionam como o próprio tratamento. "Loções secativas totalizantes secam e disfarçam a acne", comenta Vanessa. Produtos com ingredientes equilibrantes ajudam a minimizar a produção de sebo, sem alterar a hidratação da pele. Mas mesmo este tipo de maquiagem deve ser retirada antes de dormir.