Pele com sardas: saiba como se maquiar para disfarçar ou valorizar as manchinhas

As sardas são uma marca registrada e podem valorizar o rosto. Quem não gosta dos sinais pode escondê-los com maquiagem
As sardas são uma marca registrada e podem valorizar o rosto. Quem não gosta dos sinais pode escondê-los com maquiagem
Muitas mulheres consideram as sardas uma característica charmosa e que as tornam únicas, já outras não gostam tanto assim dos sinais. As pequenas manchas são causadas pela distribuição desigual e em excesso da melanina - pigmento que dá cor à pele -, e podem surgir devido a um fator genético hereditário ou por causa da longa exposição ao sol, geralmente em pessoas de pele muito clara. Quem não gosta das marquinhas e quer disfarçá-las deve investir em pequenos truques de maquiagem para deixar a pele lisa e uniforme com ajuda do trio corretivo, base e pó.

Pessoas com tendência a sardas costumam ter a pele sensível e, por isso, é necessário ainda mais cuidado. Antes de qualquer maquiagem, é fundamental aplicar o protetor solar para evitar o aparecimento de novas manchas ou o escurecimento das antigas. É mais fácil prevenir o surgimento dos sinais do que tratá-los depois que eles já estiverem instalados. Por isso, aplicar o filtro nos locais mais expostos ao sol, como o rosto, os ombros e o colo, é fundamental.

Corrija os sinais indesejados

A maquiagem é a melhor aliada para esconder sinais indesejados no rosto. Para começar, aplique um primer em todo o rosto para fechar os poros e dar luminosidade a pele, o que vai garantir um efeito mais bonito instantaneamente e garantir a durabilidade da make. Em seguida, é a hora de cobrir as manchinhas. Para isso, não é necessário escolher produtos com a cor diferente da sua pele, invista em itens exatamente do mesmo tom do rosto, mas que tenham boa cobertura.

Quem tem manchas muito fortes e deseja apagá-las deve optar por começar com o corretivo em tom de azul ou lilás, que neutraliza o marrom das sardas. Após cobrir as manchas, é necessário uniformizar e igualar o tom da pele com uma base, que deve ser espalhada por todo o rosto com o auxílio de um pincel. Dê preferência ao produto do tipo bastão, que tem a cobertura mais forte do que os com textura líquida, mais finos e leves. Se ainda houver manchas aparecendo, passe o corretivo do tom de sua pele apenas nestes pontos. Finalize com pó facial, que vai tirar o excesso de brilho da pele e fixar a base e o corretivo. Não exagere na aplicação para não ficar com aspecto artificial.

Base leve para valorizar a beleza natural

Já as mulheres que tem as sardas bem distribuidas e as consideram sua marca registrada não precisam apagá-las. A maquiagem pode valorizá-las, deixando-as à mostra de maneira sutil e natural. Aposte em bases de cobertura leve ou bb cream, apenas para clarear as manchas escuras e dar uma textura homogênea à pele. Corrija apenas a "zona T" e destaque as maçãs do rosto com blush em tons de pêssego ou rosa e iluminador. Complemente a maquiagem realçando os olhos ou os lábios.