Pele iluminada e natural: maquiador do backstage do SPFW ensina dicas para conquistar um brilho discreto

A beleza da grife   Uma por Raquel Davidowicz no desfile de primavera-verão 2016 no São Paulo Fashion Week trouxe como destaque a pele iluminada
A beleza da grife Uma por Raquel Davidowicz no desfile de primavera-verão 2016 no São Paulo Fashion Week trouxe como destaque a pele iluminada

A pele iluminada foi o destaque na maquiagem da grife Uma por Raquel Davidowicz, que trouxe para a passarela do São Paulo Fashion Week uma beleza bem natural como tendência para a temporada primavera-verão 2016. No backstage do desfile, o maquiador Marcos Costa contou que usou três tipos de iluminadores diferentes para conquistar o visual reluzente e ensinou suas dicas para reproduzir o efeito.

Pele conta com pontos estratégicos de iluminação


"Não é uma pele totalmente iluminada, mas sim com focos de luz", comentou o profissional, que se inspirou na androginia dos anos 1990 e em fotografias de Peter Lindbergh para elaborar esta produção. O primeiro passo da maquiagem foi preparar a pele das modelos com BB Cream, que garante uma cobertura uniforme e aveludada e ainda funciona como primer. Costa preferiu substituir a base pelo item devido a sua leveza.

O primeiro iluminador a ser usado é a versão em bastão. A fórmula cremosa foi aplicada nas pálpebras, nas têmporas e nos lábios através de leves batidinhas, para apagá-los, e no osso do nariz, como um truque para afiná-los, segundo o maquiador. Em seguida, é a vez da sombra iluminadora, que realça o efeito do item usado anteriormente ao ser aplicada nos mesmos pontos estratégicos como forma de deixar o brilho ainda mais evidente.

Maquiagem traz beleza natural e fresh


Por fim, Costa usa um iluminador em pó marmorizado para marcar as maçãs do rosto. O maquiador optou por uma fórmula com um toque de cor, que pudesse fazer as vezes de blush. O tom suave ajudou a deixar a pele com efeito levemente bronzeado, garantindo o ar saudável ao visual, proposto pelo artista, além de criar a impressão de dar mais profundidade às laterais do rosto.

Para finalizar, os olhos das modelos foram valorizados apenas com máscara de cílios, enquanto as sobrancelhas foram preenchidas com sombra marrom, como forma de complementar a beleza natural e fresh. Já para os lábios, a opção de Costa foi por dispensar a cor e apenas hidratar a região com um lipbalm, aplicado sobre o iluminador que já havia sido usado antes.