Pele uniforme: descubra qual base tem a melhor cobertura

Para cobrir todas as imperfeições do rosto, a base cremosa é a mais indicada pelos maquiadores
Para cobrir todas as imperfeições do rosto, a base cremosa é a mais indicada pelos maquiadores

Cuidar da pele é uma tarefa árdua e mantê-la sem uma nenhuma manchinha ao rosto é um privilégio para poucas. Para todas as outras mortais, uma base de boa é essencial e o segredo para conseguir uma cobertura perfeita está na textura do produto. Sabendo qual fórmula mais se encaixa em cada caso e quais os pontos fortes e fracos de cada uma, fica fácil conseguir uma pele natural e uniforme.

Bases cremosas têm mais cobertura

Para quem tem muitas manchinhas e imperfeições na pele, as bases cremosas estão no topo do ranking de melhor cobertura. E não precisa ter medo de um resultado muito pesado: segundo a maquiadora Angélica Teixeira, o segredo para que o produto ganhe aspecto natural está na aplicação. "O ideal é que ela seja passada com dois pinceis, um que é próprio para aplicar e outro polidor, que vai ajudar a espalhar o produto com movimentos circulares", conta. Apesar do conselho, Angélica Teixeira revela que não há problemas em usar o dedo no processo: "dê leves batidinhas depositando a base sobre o rosto, mas sem esfregar", aconselha.

Quem quiser alcançar um resultado ainda mais natural, deve apostar no acabamento matte: "cosméticos desse tipo geralmente trazem uma aparência mais saudável para o dia a dia", revela a profissional.

Líquida, em mousse e pó: as vantagens de outras texturas

Para Angélica, depois da cremosa o ranking de melhor cobertura segue com as bases líquidas, em mousse e em pó, nesta ordem. Cada uma delas tem sua vantagem específica. A textura mais fluida ganha em leveza e no efeito luminoso, que traz viço e é capaz de dispensar o uso de iluminador. Já a mousse, quando bem aplicada, consegue um resultado ainda mais natural, fazendo a pele parecer impecável.

Quando o assunto é praticidade e batalha contra a oleosidade, a vencedora é a base em pó, que facilita os retoques e não deixa que o rosto brilhe mais que o ideal. Por estar em último lugar na categoria cobertura, Angélica indica esse produto para um tipo bem específico de clientes: "recomendo o uso para quem já tem a pele bem uniforme e quer apenas preparar a área para receber a maquiagem", diz.