Pincéis de maquiagem: 4 truques para limpar e secar esses acessórios mais facilmente

Aprenda a deixar os pincéis limpinhos e prontos para as próximas makes! (Foto: Shutterstock)
Pendurar os pincéis de cabeça para baixo com a ajuda do prendedor de cabelo é um truque para que ele se seque por completo (Foto: Youtube/TashaRawr7)
Deixar que os pincéis de maquiagem se sequem naturalmente é a melhor forma de conservá-los por mais tempo (Foto: Shutterstock)
Aprenda a deixar os pincéis limpinhos e prontos para as próximas makes! (Foto: Shutterstock)

Uma expert em maquiagem sabe: manter os pinceis de maquiagem limpinhos faz toooda diferença não só para o resultado da produção, mas também para a saúde da pele, né? Afinal de contas, para evitar que as cores grudadinhas nas cerdas atrapalhem as futuras makes e que fungos causem alergias ou espinhas no rosto, não tem jeito: o segredo é lavar bem direitinho cada um desses beauty accessories que tanto amamos! Agora, para saber como fazer isso do jeito certo e sem estragar as cerdas, o TSM te dá um help com as tips mais famosas da internet. Aproveite!

Dicas na hora da lavagem dos pincéis:

1- Procure usar luva de cozinha ou tapete de borracha: se até agora você lava as cerdinhas do pincel esfregando com força na palma da mão, deixe que a gente vai ensinar um truque bem melhor. Sabe aquela luva de borracha que está na sua cozinha? Aproveite as partes em alto relevo para esfregar os pinceis nela debaixo de água morna corrente e o processo será beeem mais rápido e eficiente! O mesmo vale para um tapete de borracha - você pode comprar um para o efeito ou usar um que já tenha em casa, mas tem que estar limpo, viu? É tiro e queda!

2- Hidrate as cerdas com um pouco de condicionador: além de usar um shampoo neutro durante a lavagem, vale finalizar a higienização das cerdas passando um pouco de condicionador nas pontinhas. O motivo é porque, assim como os cabelos, esses fios do pincel podem ficar ressecados durante e depois das lavagens exclusivas com sabonetes, e é aí que o condicionador deixando as cerdinhas bem mais fofas.

Segredinho para secagem dos acessórios de make:

3 - Coloque um elástico pequeno nas cerdas para manter o formato: feita a lavagem da maneira certa, a dica de ouro é colocar um elástico pequeno e fininho em volta das cerdas do pincel. Isso vai garantir que ele não se seque naturalmente todo espalhadinho - o que prejudica bastante na hora de fazer a make, né? Experts em make sabem bem!

4 - Pendure os pincéis de cabeça para baixo para escorrer as gotinhas de água: por fim, outro makeup secret para aumentar a vida útil dos pincéis é, após secar gentilmente cada um com a ajuda de uma toalha, lembrar de deixá-los virados para baixo. Sim, e sabe por quê? Se as gotinhas de água acumuladas começam a entrar na estrutura do cabo, é bem capaz de quebras acontecerem antes da hora.

Assim, um boa maneira de deixar os pincéis secando de cabeça para baixo é pendurando cada um em um cabide ou suporte para toalha com a ajuda de um elástico de cabelo. Simples e certeiro!

Importante!

Para quem esqueceu ou ainda não sabe, vale reforçar que a higiene dos pincéis deve ser feita no máximo a cada 15 dias. Nada de deixá-los sujinhos por muito tempo!

Redação: Raquel Carletto