Pincel de maquiagem: 5 dicas de como guardar e conservar as ferramentas de beleza

Guarde os pincéis de maquiagem em um copo para que fiquem mais seguros (Foto: Instagram @kuasmakeup_yk)
Saiba como cuidar dos pincéis de maquiagem e aumente a durabilidade dos seus itens de make (Foto: Instagram @whatabeaute)
Espere que os pincéis de maquiagem sequem completamente antes de guardar (Foto: Instagram @inspiroshop)
Guarde os pincéis de maquiagem em um copo para que fiquem mais seguros (Foto: Instagram @kuasmakeup_yk)

Se os seus pincéis de maquiagem não costumam durar muito tempo, ou você comprou alguns novinhos e quer saber qual é a melhor maneira de guardá-los, veio ao lugar certo! Reunimos as dicas mais importantes quando o assunto é como guardar, conservar, higienizar e secar os pincéis que facilitam taaanto as nossas produções na hora de espalhar a base, aplicar as sombras e até mesmo contornar os lábios. Nada mais justo do que cuidar de cada um deles do jeitinho certo, né? Continue lendo a matéria e anote todos os conselhos de make!

Dica #1- Tenha um pote só para os seus pincéis

Para evitar que as cerdas do pincel fiquem amassadas, ou que eles sejam expostos à sujeira e outros agentes externos, a melhor saída é guardar todos os pincéis em um pote ou copo, com as cerdinhas viradas para cima. No mais, quando você precisar transportá-los para a casa de uma amiga ou colocar na mala de viagem, vale a pena guardar cada um cuidadosamente dentro de um estojo específico para isso. Fácil e simples!

Dica #2- Nunca se esqueça de higienizar da forma certa

A gente sabe que bate aquela preguiça grande na hora de limpar os pincéis, mas vale reforçar que a higiene é importantíssima e precisa ser feita do jeito certo! Deixar de lavar os pincéis pode acabar provocando o ressecamento e acúmulo de bactérias nas cerdas, logo, muita atenção, viu? O ideal é fazer a higiente de 15 em 15 dias - ou sempre que o produto ficar bem acumulado nos pincéis.

Dica extra: prefira sempre shampoos ou sabonetes líquidos neutros para fazer a higiente e, se quiser deixar as cerdas hidratadas e macias, finalize o processo com um pouco de condicionador de cabelos!

Dica #3- Evite guardar o pincel ainda molhado

Depois de lavar as suas ferramentas de make, muito cuidado para deixar que elas sequem com-ple-ta-men-te até que sejam guardadas novamente, ok? Esse passo é extremamente importante para prevenir que os pincéis fiquem deformados e, novamente, não acabem acumulando bactérias entre as cerdinhas - provocando cravos, espinhas e outros probleminhas de pele.

Maaaas, importante: nada de deixá-los secando com as cerdas para cima! Assim é bem provável que a água acabe se infiltrando no cabo e danifique a estrutura debaixo do utensílio.

Dica #4- Não deixe os pincéis secarem ao sol

Ainda sobre a higiene dos pincéis, um bom lembrete é o de nunca deixar que as cerdas se sequem expostas ao sol - ainda que pareça tentador e bem mais fácil. O motivo é porque os raios solares podem ressecar os fios e afastar as cerdas umas das outras, diminuindo sua eficácia em futuras makes.

Dica extra: se você estiver realmente com pressa - #quemnunca? - uma alternativa é usar o secador com vento frio ou morno, secando o item com o vento no sentido das cerdas.

5- Evite deixá-los em locais úmidos como o banheiro

Depois de sequinhos e perfeitos, lembre-se de guardá-los em local seco e arejado - ou seja, beeeem longe do banheiro! Prefira guardá-los no seu quarto, de preferência dentro de um armário para evitar que poeira e partículas de água entrem no pincel e prejudiquem o desempenho das cerdinhas na hora de espalhar a make nos olhos, pele ou boca. Quem avisa, amiga é!

Redação: Raquel Carletto