Pincel de maquiagem para os olhos: descubra os modelos perfeitos para aplicar e esfumar as sombras!

Conheça todos as funções dos pincéis de maquiagem para olhos (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
O pincel lápis é perfeito para esfumar abaixo dos olhos, já que tem uma ponta fininha e precisa (Foto: @maybelline)
O pincel chanfrado pode ser usado para corrigir as sobrancelhas ou delinear os olhos (Foto: @maybellinenybrasil)
Conheça todos as funções dos pincéis de maquiagem para olhos (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

Sabia que um bom pincel de maquiagem para olhos é o segredo por trás daquele efeito caprichado de um smokey eye? Um bom conjuntinho de ferramentas é indispensável na maleta de qualquer expert em maquiagem!

Mas com tantas funcionalidades - esfumar, aplicar ou até mesmo delinear e corrigir as sobrancelhas - para que serve cada pincel? O TSM te dá todas as dicas para desvendar os mistérios dos pincéis para olhos. Confira!

Pincel achatado: aplicar sombras e iluminar abaixo das sobrancelhas

O pincel achatado, que tem cerdas curtas e topo arrendodado, é a melhor opção para aplicar sombras na pálpebra. As versões menores dele são perfeitas para criar looks monocromáticos ou mais básicos, e os maiores têm mais uma função: iluminar logo abaixo das sobrancelhas. Basta colocar um pouquinho de sombra ou iluminador no pincel e fazer movimentos de vai-vem!

Pincel para esfumar: formato leve cria smokey nos olhos

Você é fã de smokey eyes e combinações de cores mais suaves? O pincel de esfumar é um must no kit de maquiagem que pode criar esses looks! Mais fofinho e de cerdas mais leves, ele é perfeito para suavizar as sombra depois da aplicação, criando o sombreado nos olhos.

Dica: pincéis de esfumar menores e mais densos deixam o traço mais marcado e concentrado, enquanto os maiores deixam o look mais discreto.

Pincel esponjinha: para aplicar glitter e deixar as sombras mais pigmentadas

O pincel esponjinha, também chamado de pincel de espuma, é bem conhecido das makeup lovers, já que costuma vir junto dos estojos de sombra. Por não ter cerdas, ele é ideal para aplicar o glitter sem fazer muita bagunça, já que consegue "grudar" direitinho as partículas brilhantes.

A esponja também pode ser usada para deixar as sombras mais concentradas na pálpebra - uma boa alternativa para retocar as cores que você escolheu depois de esfumar!

Pincel lápis ou caneta: marcar o olhar e criar detalhes na maquiagem dos olhos

O pincel lápis, também chamado de marcador, tem um formato bem fininho, com cerdas curtas e superdensas. Por ter a ponta bem delicada e precisa, ele ajuda a criar detalhes mais marcados e dramáticos na make, mas com acabamento suave. Ele pode ser usado para criar um cut crease ou delinear logo abaixo da linha d'água, por exemplo!

Pincel chanfrado ou angular: delinear os olhos ou corrigir as sobrancelhas

Outro pincel versátil nos kits de maquiagem é o chanfrado. Ele é superfácil de reconhecer: tem cerdas curtas, com ponta reta e cortada na diagonal. Ele é perfeito para delinear os olhos, já que o formato certinho torna bem fácil acertar todos os puxadinhos e detalhes.

Outro uso bem tradicional dessa ferramenta é para corrigir as sobrancelhas: a ponta reta serve para criar traços bem precisos e suaves, ideais para preencher falhas entre os pelinhos.

Pincel para corretivo: disfarçar olheiras e corrigir erros de maquiagem

Quem nunca errou um traço de delineador ou exagerou na sombra, né? O pincel de corretivo para olhos vai ser seu melhor amigo nesses momentos! O formato dele lembra um pouco o do pincel língua de gato, usado para aplicar a base: é reto e com uma ponta mais alongada e precisa. Como os corretivos costumam ser líquidos ou cremosos, dê preferências aos pincéis de cerdas sintéticas, que absorvem menos produto.

Pincel para delineador em gel: delineado gatinho e outros tipos

Por último, mas não menos importante, temos o pincel para delineador em gel e precisão é a palavra de ordem para ele: possui cerdas pequenas e densas e uma ponta alongada, perfeita para criar aquele cat eye caprichado! Muitas vezes, ele também aparece um formato curvado ou uma ponta "dobrada" para facilitar a aplicação do produto mais cremoso.


Redação: Giovanna Pego