Pó compacto ou solto? Entenda as principais diferenças

Saiba como escolher entre o pó translúcido e o pó compacto na hora da sua maquiagem (Foto: Maybelline NY)
Saiba como escolher entre o pó translúcido e o pó compacto na hora da sua maquiagem (Foto: Maybelline NY)

Seu pó acabou e é hora de ir às compras: e agora, é melhor escolher o pó solto ou pó compacto? A resposta certa vai depender do que você precisa/mais gosta como efeito na sua maquiagem: um acabamento mais superficial ou que cubra melhor as imperfeições?

E aí, ainda precisa de uma ajudinha? Então continue lendo a matéria para entender as diferenças entre eles e saber exatamente qual é o melhor para sua maquiagem. Aproveite a anote as dicas!

Pó compacto: o que é e para que serve?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Ashlea Penfold (@ashleapenfold) em

O que é: o pó compacto é usado para finalizar a maquiagem, fixando bem os pigmentos no rosto e selando os produtos cremosos/líquidos usados anteriormente, como a base e o corretivo. Ele vem num bloco com todas as partículas juntas.

Quem deve usar: ele se encaixa em todos os tipos de pele e é especialmente indicado para peles oleosas e mistas. Pode ter cor ou ser translúcido.

Como aplicar: com esponjinha ou pincel, especialmente o do tipo kabuki.

Pó solto: o que é e para que serve?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Amoafoa (@_amoafoa_) em

O que é: o pó solto tem a mesma finalidade que o pó compacto, por isso, seu intuito é finalizar a maquiagem e deixar uma camadinha fina do produto para segurar os outros já aplicados. Ele, no entanto, vem em forma de pó solto (por isso o nome), com as partículas fininhas. 

Quando usar: ele também pode ser usado em todos os tipos de pele, mas tem uma afinidade maior com as peles secas. Também pode ter cor ou ser usado na versão translúcida.

Como aplicar: preferencialmente com o pincel, por conta da textura solta.

Qual é a diferença entre o pó compacto e o pó solto?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

A principal diferença entre o pó compacto e pó solto, além da apresentação na embalagem, é a cobertura: enquanto o pó solto deixa a maquiagem com um ar mais leve, o pó compacto é mais eficiente para cobrir imperfeições e garantir uma make duradoura por mais tempo.

Um pode substituir o outro, mas vale ter as duas versões na nécessaire para aproveitar o melhor dos dois em cada produção. De qualquer maneira, é importante lembrar que não é preciso exagerar na dose do pó solto nem do pó compacto, viu? Basta uma camada fina à média do produto para conseguir o acabamento perfeito no visual!

Redação: Raquel Carletto