Pó translúcido ou compacto? Saiba se um produto substitui o outro e como usar cada um na maquiagem!

Entenda as diferenças entre o pó compacto e o pó translúcido e saiba quando usar cada um (Foto: Instagram @simplycyn)
O pó translúcido deixa um efeito mais leve e duradouro na maquiagem (Foto: Instagram @eman)
O pó compacto é perfeito para um acabamento mais intenso nos looks do dia a dia e de festa (Foto: Instagram @freshlengths)
Entenda as diferenças entre o pó compacto e o pó translúcido e saiba quando usar cada um (Foto: Instagram @simplycyn)

Qual o melhor: pó translúcido ou pó compacto? Afinal de contas, um substitui o outro? Não se preocupe, você não é a primeira a ter esse tipo de dúvida na hora da finalização da make!

Na verdade, a resposta é que tudo depende do tipo de acabamento que você quer para sua make - e para chegar na melhor decisão, nada mais justo do que entender para que serve o pó translúcido e o pó compacto, né?

Continue lendo a matéria e anote as dicas!

O que é e para que serve o pó translúcido?

O que é: um tipo de pó fino, bem soltinho, leve e sem cor. Ele deixa um efeito matte e transparente, sem alterar o tom da base no rosto.

Quando usar: o pó translúcido é per-fei-to para garantir muito mais fixação da make na pele e pode ser usado em qualquer ocasião - desde a make de festa até a produção básica do dia a dia.

Por que ter: é sempre válido ter um pó translúcido caso você seja fã do efeito blur de pele lisa e sequinha. Especialmente nas versões oil free, ele é a garantia de que a make vai manter o acabamento mais leve possível sem derreter ou acumular nas linhas do rosto.

O que é e quando usar o pó compacto?

O que é: um tipo de pó bem famoso e versátil, mas ao contrário do translúcido, tem cor e textura um pouquinho mais firme.

Quando usar: o pó compacto pode ser usado em todas as ocasiões em que se deseja um acabamento mais intenso. O efeito também é sequinho e se adapta a todos os tipos de pele - só que, aqui, é preciso encontrar um tom de pó que seja compatível com a base e a cor da pele.

Por que ter: assim como o pó translúcido, a versão compacta dá o toque final na make, mas com uma pitada de intensidade extra. Ter um na bolsa de make é a melhor maneira de conseguir intensificar o tom da base sempre que precisar!

Afinal, o pó translúcido substitui o pó compacto?

Mesmo que os dois tipos de pó tenham funções um pouquinho diferentes, na prática, não é errado dizer que o pó translúcido pode, sim, substituir o pó compacto na produção - só que tudo depende do tipo de maquiagem que você prefere no resultado final.

Se a ideia é uma make mais duradoura, leve e elegante - ou se você não quer alterar o tom da make no rosto depois da base, o pó soltinho é o seu melhor aliado! Maaaas, se quiser um efeito intenso e realçado - intensificando a cor da base no rosto -, não precisa ter medo de recorrer à versão compacta, viu?

Redação: Raquel Carletto