Por que a unha absorve o corante do esmalte? Descubra os motivos e saiba como evitar este problema

Unhas tingidas pelo esmalte? Descubra as razões pelas quais este problema acontece e aprenda a evitá-lo
Unhas tingidas pelo esmalte? Descubra as razões pelas quais este problema acontece e aprenda a evitá-lo

Com tantas cores lindas de esmalte para escolher, optar pelo básico nem sempre é fácil. No entanto, as tonalidades mais fortes e opacas têm grande concentração de pigmentos, e os seus corantes podem acabar transferindo para as pontinhas dos dedos, deixando-os com aspecto manchado. Para entender por que isto acontece e evitar tingir as suas unhas, é bom seguir algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Porosidade da unha é um dos motivos pelos quais os corantes são absorvidos

Uma das razões pelas quais a unha absorve os corantes dos esmaltes é a sua porosidade. Algumas unhas são mais porosas que outras, tendo maior tendência a ficar manchadas pelos pigmentos. Geralmente, este tipo de unha apresenta escamação e falta de brilho, o que indica alguns problemas a nível de saúde. Para evitar que isto aconteça, uma dica é apostar num estilo de vida mais saudável, beber muita àgua e se alimentar corretamente, mas se o problema persistir, vale seu médico para conferir quais os nutrientes e vitaminas precisam ser repostos no seu organismo.

Tempo de permanência do esmalte na unha também contribui para o aspecto tingido

Além da porosidade, que dificulta bastante o processo de remoção da cor, o tempo de permanência do esmalte na unha também pode deixar as unhas tingidas. Cinco dias é o tempo máximo que o esmalte deve permanecer na pontinha dos dedos, uma vez que, passado disso, a unha precisa respirar e começa a absorver os pigmentos do produto, e, como consequência, a enfraquecer.

Base de esmalte é dica para evitar unhas manchadas

Para evitar que as suas unhas fiquem manchadas, a melhor dica é apostar sempre em uma boa base para esmalte. As que têm propriedades fortalecedoras são ainda mais adequadas, uma vez que ajudam a diminuir a porosidade da unha e por sua vez a absorção dos pigmentos coloridos. Pintar as pontinhas dos dedos logo após a remoção da cor também não é boa ideia, uma vez que a acetona e produtos removedores promovem uma maior aderência dos esmaltes - o que é excelente para incrementar a durabilidade da manicure, mas não muito indicado para a saúde da unha.