Por que minha maquiagem não dura? 6 erros que você pode estar cometendo dicas de como acertar

O que fazer para a maquiagem durar mais tempo? Veja as dicas na mat?ria e acerte nos looks (Foto: Instagram @deepicam)

O que fazer para a maquiagem durar mais tempo? Como evitar que a base derreta? Só quem já dedicou tempo e esforço numa make que não resistiu nem duas horas de festa sabe o quanto essas perguntas ficam martelando na cabeça, né?

Se esse é o seu caso, aqui vai um conselho: às vezes o problema todo está em algum errinho que você cometeu no passo a passo da produção - e agora é hora de descobrir qual foi para acertar os próximos looks de uma vez por todas!

Confira quais costumam ser os maiores erros e saiba como fazer do jeito certo.

Erro #1: não começar a make limpando a pele

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Sophia Abrahão (@sophiaabrahao) em

O primeiro erro que quase todas cometemos é o de esquecer de limpar bem a pele antes da make. Pode parecer que não, mas isso faz diferença no acabamento perfeito porque evitar que sujeiras e impurezas presas nos poros acabem deixando a pele mais oleosa ou disforme. 

Como acertar: dá preguiça começar o ritual de limpeza, a gente sabe, mas existem meios de otimizar a etapa e deixá-la mais divertida, sabia? Uma boa tática é apostar na água micelar - que é fácil de aplicar e, de quebra, nem precisa de enxágue.

Erro #2: esquecer de preparar o rosto com hidratante/primer

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Sabia que quando a pele não está hidratada, o normal é que os poros absorvam a base e o corretivo em busca de água? É aí que começa o pesadelo da make craquelada. Por isso o segredo é preparar o rosto antes mesmo de começar a make!

Como acertar: para essa tarefa, o que você precisa é escolher um hidratante facial próprio para sua pele e/ou apostar no primer de make. Pode até ser uma camadinha de pó compacto aplicada antes da base, por exemplo.

Erro #3: escolher a base errada para o seu tipo de pele

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Sua base costuma derreter com frequência? Parece deixar o rosto mais brilhoso do que o normal? Então, é hora de encontrar outro tipo de produto que seja compatível com as necessidades do seu rosto e, de quebra, entregue um visual fresh na medida!

Como acertar: se você tem pele oleosa, procure por bases de efeito matte, mais sequinhas. Se tiver pele mista, vale combinar mais de uma base ou, então, escolher por produtos que sejam só levemente iluminados. Para peles secas, já é possível escolher bases mais glowy sem medo!

Erro #4: não usar produtos de longa duração

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Não adianta querer que a make dure várias horas de festa - ou um dia inteiro - e não apostar em produtos de maquiagem que tenham reforço na durabilidade. Caso contrário, os retoques vão ter que ser frequentes - o que não é um problema, mas não é a opção mais prática, né?

Como acertar: dê uma conferida nos rótulos e procure sempre por itens que prometam ação à prova d'água ou duração 24h. Esses são os mais resistentes possíveis e vão ser seus maiores aliados na maquiagem perfeita!

Erro #5: errar nas texturas de alguns produtos específicos

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Whitney Madueke (@whitneymadueke) em

Sabia que a textura do blush, iluminador, sombra e batom usados na sua make também influencia na durabilidade dela? Pode parecer só um detalhe, mas para as donas de pele oleosa, essa dica é fundamental. 

Como acertar: para peles mais oleosas, o segredo é preferir blush, batom, sombra e iluminador sempre na versão em pó. Isso vai evitar correr o risco da make derreter e toda a produção ir por água abaixo!

Erro #6: esquecer do fixador de maquiagem

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Não adianta só escolher os produtos certos, é preciso dar o toque final na sua maquiagem e garantir que tudo vai permanecer no lugar por longas horas de festa, viu? O segredo é escolher o produto que mais se identificar para a tarefa e não se esquecer dele ao fim da produção!

Como acertar: o fixador de make em spray ou pó translúcido são as melhores maneiras de manter o visual intacto. Basta aplicá-lo no rosto alguns minutinhos depois de terminar a make - para garantir que ela estará bem sequinha - e prontinho!

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.