Por que o esmalte fica grosso? Descubra a causa do problema e aprenda a evitá-lo

Para evitar que o esmalte fique grosso, é preciso manter o vidro fechado e longe do calor
Para evitar que o esmalte fique grosso, é preciso manter o vidro fechado e longe do calor

Tem coisa mais chata do que tentar usar um esmalte e, quando abrir o vidrinho, notar que o líquido engrossou? Além da dificuldade na hora de aplicar, um produto nessas condições raramente fica com um acabamento bonito ou dura o tempo necessário nas unhas. Descubra porque isso acontece e anote as dicas para manter a fluidez por mais tempo.

Solventes presentes no esmalte são os responsáveis por engrossá-lo

O que determina a vida útil de um esmalte são os solventes presentes na fórmula. Eles são responsáveis pela fluidez que o produto tem logo assim que é comprado e aceleram o tempo de secagem das unhas. Segundo o químico especialista em cosméticos Marcelo Pinto, essas mesmas substâncias também são as culpadas por engrossar o líquido: "o esmalte se torna mais duro com o passar do tempo porque os solventes que o diluem são de fácil evaporação", revela.

Manter o vidro fechado é a melhor forma de deixar o esmalte fluido por mais tempo

Para conservar seu esmalte com uma textura fluida, é preciso ter o cuidado de mantê-lo sempre fechado para que os solventes não evaporem. "O segredo está em deixar o frasco aberto o menor tempo possível durante a aplicação e, assim que terminar de passar, fechar imediatamente", aconselha Marcelo.

O calor ajuda na evaporação dos solventes

Temperaturas muito altas também ajudam a evaporar os solventes mais rápido e por isso os vidrinhos devem ser sempre guardados em lugares frescos e arejados. "Evite aplicar os esmaltes em ambientes muito quentes", ensina o profissional, lembrando que a mesma dica que vale para armazenamento também conta para a hora da aplicação.

Esmalte grosso estraga o acabamento e a duração das unhas feitas

O engrossamento do esmalte não indica que ele está fora da validade, mas seu uso pode resultar em unhas nada bonitas. O problema é que, quanto mais denso, mais dificuldade o líquido tem para ser espalhado e isso impede um aspecto uniforme. Outra desvantagem de usar um produto nessas condições é que camadas grossas têm mais facilidade para descascar e diminuem muito o tempo de duração.