Premiadas do programa 'Para Mulheres na Ciência', de L'Óreal, são produzidas por maquiadores de Maybelline NY. Confira!

Para as cientistas, o pr?mio ? uma oportunidade de mostrar de alavancar a carreira e de mostrar que mulher pode, sim, fazer ci?ncia de qualidade (Foto: Juliana Coutinho)
O time de Maybelline NY entendeu as prefer?ncias das cientistas para fazer uma maquiagem impec?vel que seguisse o estilo de cada uma (Foto: Juliana Coutinho)
O time de Maybelline NY entendeu as prefer?ncias das cientistas para fazer uma maquiagem impec?vel que seguisse o estilo de cada uma (Foto: Juliana Coutinho)
As sete premiadas do programa
As sete premiadas do programa "Para Mulheres na Ci?ncia" foram maquiadas pelo time de Maybelline NY. Confira mais detalhes sobre a produ??o! (Foto: Juliana Coutinho)

Quem acha que o universo cient?fico s? tem espa?o para homens precisa rever j? os conceitos! Nessa quarta (24), sete jovens cientistas foram premiadas por suas pesquisas atrav?s do programa "Para Mulheres na Ci?ncia" - organizado por L'?real Brasil em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ci?ncias. J? ? o 12? ano que o evento ? realizado, e o 2? em que as vencedoras contam com uma superprodu??o toda especial, com direito ? maquiagem do time de especialistas de Maybelline NY. O Tudo Sobre Make esteve por l? para conferir de pertinho a prepara??o do basckstage, ver as escolhas de cada uma e ainda descobrir alguns truques de ouro das maquiadoras que voc? pode levar para a vida. Confira a mat?ria!

Pr?mio garante visibilidade ?s mulheres cientistas

J? se foi o tempo em que era dif?cil encontrar mulheres no meio cient?fico: assim como tem acontecido em v?rias outros campos, elas t?m conquistado cada vez mais espa?o nas ?reas de Ci?ncias da Vida, F?sica, Matem?tica, Qu?mica e tantas outras. Nesse cen?rio, o programa "Para Mulheres na Ci?ncia" tem se destacado ainda mais por incentivar a presen?a feminina nesse universo e ajudar quem j? iniciou suas pesquisas com uma bolsa-aux?lio para dar continuidade aos seus trabalhos.

Para a matem?tica Diana Sazaki, uma das sete premiadas, s? o fato de ocupar um espa?o em que os homens se destacam j? foi um incentivo para a sua inscri??o: "como sou da Matem?tica, encontro muito homem! Ent?o, acho muito interessante darem essa oportunidade para as mulheres - e, inclusive, foi o que fez eu me candidatar ao pr?mio".

Gabriela Nestal e Jenaina Soares - de Ci?ncias da Vida e F?sica, respectivamente - compartilham a mesma opini?o, e refor?am o quanto o programa ajuda a aumentar a visibilidade das pesquisadoras: "ele chama aten??o para o nosso papel e mostra que, sim, mulheres podem fazer ci?ncia de qualidade. O pr?mio ? uma forma de reconhecimento", diz a primeira. "O que acho mais chamativo ? o fato de prestigiar pesquisadoras jovens. Quem est? come?ando precisa muito de visibilidade, e esse tipo de iniciativa pode alavancar a carreira", afirma a segunda.

B?sicas no dia a dia, premiadas confiaram nas m?os dos maquiadores para um look mais glamouroso

Al?m da emo??o de serem contempladas com uma bolsa aux?lio para prosseguirem com suas pesquisas, as sete premiadas tamb?m estavam em clima de euforia e ansiedade com a superprodu??o que as aguardava no backstage!

Com a correria do dia a dia, a maioria entregou que acaba deixando a maquiagem um pouco de lado ou investindo em algo bem simples - s? com base leve, batom nude e um pouco de m?scara. Mas, como era o dia de brilharem, estavam prontas para confiarem no time de Maybelline NY e ousarem um pouco mais: "vou ficar a cargo dos especialistas. N?o vou sair muito do b?sico, mas pode ser algo mais elaborado", contou Fernanda Tonelli, de Ci?ncias da Vida.

Gabriela Nestal, da mesma ?rea, tamb?m estava pronta para se permitir: "hoje eu quero algo um pouco melhor! De repente uma sombra bonita, um olh?o... Ou at? um batom um pouquinho mais escuro", afirmou; e pouco depois ficou pronta com um batom vinho supersofisticado.

Pele impec?vel com tons neutros ou batons vibrantes foi destaque nas produ??es

Depois de entender as prefer?ncias de cada uma e pensar nas melhores op??es levando em conta o vestido e os penteados - que seguiram um estilo mais cl?ssico para combinar com o evento -, o time de Maybelline NY definiu as maquiagens.

A pele impec?vel com tons mais neutros, como nude e amarronzado, foi a queridinha! Mar?lia Nunes, de Ci?ncias da Vida, foi uma das que apostou nessa linha para ficar linda sem deixar sua personalidade de lado: "eu prefiro algo bem discreto porque eu n?o gosto de nada chamativo. Uso muito batom cor da boca e um brilhozinho bem sutil", contou. Outra foi a qu?mica Rafaela Ferreira, que usou l?bios rosinha e um delineado cl?ssico para n?o fugir muito do look discreto que tanto gosta: "geralmente, utilizo base com protetor solar no dia a dia e um batom leve. Quando tem evento, uso m?scara, um pouco de blush... mas sempre mais neutra", revelou.

Mas algumas tamb?m escolheram batons escuros ou mais vibrantes para que os l?bios ficassem bem destacados - como foi o caso de P?mela Carpes, de Ci?ncias da Vida. Antes de conversar com a maquiadora, ela j? tinha pensado no vermelh?o para os l?bios por ser uma cor que j? costuma usar e por combinar com os detalhes floridos do seu vestido; no entanto, estava livre para outras possibilidades: "para ser sincera, n?o estou conseguindo nem pensar muito. Ent?o vou deixar o pessoal bem ? vontade para decidir", disse rindo. S? que a ideia acabou mesmo sendo aprovada pela maquiadora Geisa Silva, que se inspirou nas makes do red carpet - com pele bem feita, nuances iluminadas e batom vermelho - para fazer a produ??o da cientista.

Dicas do backstage:

Al?m de deixarem as sete premiadas ainda mais lindas, as maquiadoras de Maybelline NY ainda reveleram alguns truques que usaram no passo a passo da produ??o para garantirem uma maquiagem impec?vel nas mulheres. Confira alguns deles para j? saber o que fazer quando surgir algum evento importante:

1 - Segundo a maquiadora Karen Campello, a prepara??o da pele ? fundamental para que a make fique intacta at? o fim do evento. "Limpar a pele, hidratar... Toda essa prepara??o ? t?o importante quanto a maquiagem em si. Aliadas a produtos de qualidade, essas t?cnicas de pr?-maquiagem fazem toda a diferen?a", revelou.

2 - A sombra metalizada ? perfeita para valorizar os olhos sem pesar demais a produ??o. Al?m de estar super em alta, ainda pode funcionar como um truque para abrir mais o olhar! "Junto com o esfumado, a sombra metalizada traz um toque iluminado na maquiagem e ainda expande a p?lpebra", entregou Karen Campello.

3 - O l?pis iluminador de sobrancelhas ? um desses produtinhos curingas que todo mundo tem que ter! Al?m de iluminar o arqueado da sobrancelha, a maquiadora Karen contou que a vers?o perolada tamb?m ? ?tima para iluminar os pontos altos do rosto e at? servir como sombra. J? a opaca e nude pode ser aplicada na linha d'?gua para abrir o olhar.

4 - A dica da maquiadora Geisa Silva para quem tem olhos amendoados ? evitar sombras muito escuras: "a estrat?gia para esse tipo de olho ? iluminar bastante para ele abrir mais e n?o ficar fundo".

Reda??o: N?via Passos

COMPRE O LOOK

Try It ON

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.