Primer: como usar e para que serve o produto na hora da maquiagem!

Confira para que serve e como usar o primer (Foto: Instagram @chiutips)
Confira para que serve e como usar o primer (Foto: Instagram @chiutips)

Toda apaixonada por maquiagem sabe que o primer é um produtinho essencial para quem quer deixar a make super bonita e duradoura. Não é novidade que ele é fundamental na preparação da pele, né? Mas muitas pessoas não sabem exatamente qual é o papel do primer na produção e como usá-lo da melhor forma. 

Se você já ouviu falar da importância do primer, mas não sabe como usar ou para que ele serve, a gente te ajuda a descobrir. Separamos algumas dicas para te ensinar a usar o primer na hora de fazer a maquiagem e contamos qual é a função desse produto tão importante em qualquer make. Vem conferir!

Primer ajuda a deixar a pele lisa e com poros discretos

O primer tem a função de deixar a pele mais lisinha e aveludada, garantindo aquele toque macio antes de começar a fazer a maquiagem. Além disso, esse produto também ajuda a deixar os poros mais fechadinhos, o que ajuda a homogeneizar os tons e deixar a pele ainda mais uniforme.

Isso é ideal especialmente para as mulheres que tem poros dilatados ou diferentes tons no rosto, reduzindo as imperfeições e garantindo uma cobertura perfeita da base e corretivo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por teni panosian (@tenipanosian) em

O primer ajuda a aumentar a duração da make

Outra função do primer - e, provavelmente, a principal para as apaixonadas por maquiagem - é aumentar a fixação e a durabilidade da make. Como o produto prepara a sua pele para receber a maquiagem, ele garante que a base e outros produtos fixem melhor e durem por muito mais tempo. 

Se você já se perguntou por que a sua maquiagem não dura muito tempo e acaba derretendo ou craquelando ao longo do dia, a solução pode ser o primer, viu?

Primer controla oleosidade e reduz marcas na pele

Para quem tem a pele oleosa e adora maquiagem, o primer pode ser um grande aliado, já que ele ajuda a controlar o excesso de óleo na pele. A dica é procurar produtos que tenham efeito matte e controlam tanto o óleo como o suor. Além disso, existem primers próprios para peles oleosas, que diminuem a produção nas glândulas sebáceas. 

Quem quer disfarçar rugas e linhas de expressão também pode se beneficiar com o uso dos primers. Isso porque ele preenche os sulcos na pele, impedindo que a maquiagem se acumule em locais específicos. Assim, a sua pele fica bem mais lisinha.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Symphani Soto (@symphanisoto) em

Conheça os principais tipos de primers

Existe uma grande variedade de primers e você pode escolher o melhor para você de acordo com a textura, tipo de pele e parte do rosto em que ele será usado. Confira alguns tipos do produto:

- O tipo de primer mais comum é indicado para todo o rosto, mas, para as apaixonadas por sombras ou batons, existem também produtos para os olhos e para os lábios, que ajudam a aumentar a fixação da make;

- As texturas podem variar, mas os mais comuns são os primers em creme (que costumam ser mais hidratantes) ou em gel (que são indicados para peles oleosas);

- Você também pode optar pelas versões com cobertura matte ou mesmo com proteção solar, para usar durante o dia.

Como usar primer na maquiagem? Confira essas dicas: 

1- O primer é o primeiro passo da maquiagem, mas, antes de usar o produto, é importante limpar a pele, tonificar e aplicar um hidratante indicado para o seu tipo de pele;

2- Passe o primer na pele usando os dedos ou um pincel. Comece no centro do rosto e espalhe de dentro para fora e de baixo para cima;

3- Não é preciso usar muito produto, mas o ideal é concentrar a maior quantidade primer nas regiões mais oleosas, como a zona T;

4- Aguarde o primer ser totalmente absorvido pela pele antes de passar a base ou corretivo.

Redação: Gabrielle Nunes