Primer ou fixador? Saiba para que serve cada um e entenda quando usar

Já sabe qual é a diferença entre primer e fixador de maquiagem? Confira as dicas na matéria (Foto: Instagram @christinanadin)

Fixador de maquiagem e primer, apesar de serem dois aliados para fazer a maquiagem durar mais, estão looonge de serem a mesma coisa, viu? Na prática, um é usado no comecinho da make e o outro finaliza o look, deixando tudo intacto e perfeito por horas.

Mas e aí, dá para usar os dois juntos? Posso passar só um deles no rosto? Como e quando usar o primer ou fixador de maquiagem no look? A gente explicou tudinho para te ajudar a desvendar esse mistério e arrasar nas makes!

O que é e para que serve o fixador de maquiagem?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

O fixador de maquiagem é o produto - em spray ou em pó - responsável por fixar a make no lugar. Ele é usado para criar uma camada fina, leve e invisível na produção e, assim, prolongar ainda mais a duração da maquiagem, prevenindo que ela derreta ou que a cor desbote com o passar das horas.

Para que o resultado final fique impecável, o ideal é apostar numa fórmula oil-free (no caso do spray) ou translúcida (no caso do pó, especialmente para quem quer um efeito matte), para que as cores usadas não sejam alteradas pelo produto depois que for aplicado. 

O que é e para que serve o primer?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Jade Kendle (@lipstickncurls) em

O primer, assim como fixador de maquiagem, também é usado para fazer a maquiagem durar mais tempo sem derreter, borrar ou desbotar o tom da sombra, blush e outros produtos. Em geral o primer costuma ser cremoso ou em gel, podendo ser transparente ou branquinho.

A função principal do primer é diminuir os poros e, em consequência disso, conseguir "segurar" a oleosidade da pele. Com ela mais sequinha e uniformizada, fica fácil conseguir um acabamento mais bonito e, de quebra, maior durabilidade na make de festa ou do dia a dia.

Quando usar o primer e o fixador na maquiagem?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Quando se fala em ordem, o primer deve ser usado sempre antes da maquiagem. Ele entra logo depois da limpeza da pele e antes da base, justamente para preparar os poros para os produtos de make. Por sinal, vale lembrar que o primer precisa secar completamente na pele antes para que o efeito seja satisfatório!

Já o fixador de make, ao contrário do primer, deve ser usado no fim da maquiagem. Ele é aplicado em todo o rosto já maquiado para criar uma camadinha fina no rosto, protegendo e fazendo tudo ficar no lugar. Também é bom reforçar que o fixador deve ser usado quando a make estiver sequinha para não borrar nada, ok?

Pode usar os dois dois produtos juntos? Sim! Mas se você quiser, também está liberado usar só o fixador ou só o primer, viu? Juntos ou separados os dois garantem um efeito incrível de durabilidade e acabamento perfeito.

Redação: Raquel Carletto

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.