Protetor solar antes ou depois da base? Saiba como inserir o cuidado na rotina de beleza

Usar o protetor solar antes ou depois da maquiagem? Confira a matéria para descobrir! (Foto: Instagram @symphanisoto)
Nos dias em que ficar muito tempo exposta aos raios solares, tenha o cuidado de reaplicar o filtro solar de duas em duas horas (Foto: Instagram @glowprincesss)
Antes de aplicar o protetor solar, limpe bem a pele e aplique um pouco de hidratante (Foto: Instagram @thatsheart)
Usar o protetor solar antes ou depois da maquiagem? Confira a matéria para descobrir! (Foto: Instagram @symphanisoto)

Você sabia que, mesmo usando maquiagem, o protetor solar é indispensável para que a pele fique totalmente protegida? O motivo para isso é base e o BB Cream, mesmo que contenham FPS, não oferecem o fator de proteção necessário para impedir que os raios solares atinjam a derme - causando, assim, aquelas manchas desagradáveis que todo mundo quer evitar, marcas de expressão e até problemas mais sérios, como o câncer. Mas, na hora de usar os dois produtinhos durante a rotina de beleza, fica a dúvida sobre qual deve ser aplicado primeiro: a base ou o protetor solar? Vem descobrir!

Filtro solar deve ser aplicado logo após a limpeza da pele e antes da maquiagem

Usar o protetor solar ou a maquiagem primeiro? O indicado é começar com o filtro solar, para ele fique em contato direto com a pele e entregue toda a proteção necessária.

Sendo assim, mesmo nos dias em que for fazer uma maquiagem básica para o trabalho ou uma mais elaborada para arrasar em festas durante o dia, a ordem ideal é começar com o protetor solar, logo depois da higienização e hidratação da pele. A base ou o BB Cream vêm por último, garantindo uma proteção extra ao filtro solar com o FPS que faz parte da fórmula.

Protetor solar precisa ter, no mínimo, FPS 30

Na hora de escolher um filtro solar para chamar de seu e aplicar antes da maquiagem, vale ficar atenta: para realmente impedir que os raios solares prejudiquem a pele, aposte nas versões com FPS 30, no mínimo.

Além disso, nos dias em que for ficar muito exposta ao sol - como nas idas à praia e piscina, por exemplo -, fica a dica: tenha o hábito de retocar o produto de duas em duas horas!

Passo a passo para aplicar o protetor solar:

1 - Para começar, tire todas as impurezas do rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ou água micelar;

2 - Feito isso, aplique um pouco de creme hidratante. Lembre de massagear a pele fazendo movimentos circulares com a pontinha dos dedos para facilitar a penetração do produto;

3 - Espere alguns segundos até que o hidratante seja absorvido pela pele. Depois, aplique o protetor solar - sem esquecer do colo e dos cantinhos do rosto. Se você é do tipo que sofre com o excesso de oleosidade, aposte nas versões com toque seco para evitar o aspecto brilhoso.

4 - Agora, com a pele devidamente protegida, é só aplicar a base ou o BB Cream e seguir para os demais passos da maquiagem.

Redação: Nívia Passos