Brincar com várias cores diferentes é a melhor parte de usar batom, mas existem aqueles tons que têm o poder de favorecer individualmente cada tipo de mulher. Com experiência em maquiar lábios finos e grossos, o maquiador Guilherme Camilo ensina quais tonalidades ficam mais bonitas em cada um desses e ainda revela como fazer para disfarçar a boca de quem não está muito satisfeita com o seu formato.
Quem tem lábios finos deve apostar em tons médios e fugir dos extremos
Segundo Guilherme, mulheres que possuem lábios bem finos devem apostar em tons médios de batom: "os escuros diminuem ainda mais a boca e os claros demais evidenciam o formato muito fininho", esclarece. O ideal seria abusar de qualquer cor, mas sempre em um meio termo para não destacar demais.
Para quem quer criar a ilusão de lábios maiores, o maquiador conta que o segredo está no contorno feito com lápis um pouquinho além das bordas originais: "a diferença precisa ser de milímetros para que o resultado não fique falso", aconselha. O profissional também revela que, antes da cor, ter uma boca saudável é o principal requisito para ter lábios mais volumosos: "cerca de 80% das mulheres que sentam na minha cadeira estão com lábios ressecados. Se você usar bons hidratantes labiais que penetrem e ativem a circulação, a boca vai estar mais irrigada de sangue e, consequentemente, mais volumosa.
Lábios volumosos se beneficiam dos batons escuros e ficam mais discretos com cor de boca
Apesar do que pensam muitas mulheres de lábios volumosos, a gama de cores que podem ser usadas por elas é bem ampla. "As donas de lábios volumosos têm um trunfo na mão - existe um leque incrível de cores que podem ser usadas sem errar", conta o maquiador, que ainda revela que elas são as que mais se beneficiam das cores escuras do inverno: "nessa estação os marrons e os vermelhos mais fechados ficam lindos", diz. Para as que pensam em suavizar o tamanho dos lábios Guilherme indica o famoso cor de boca, que vai deixar a aparência mais sutil.