
Lixa de unha de vidro, de papel, de metal... já parou para pensar qual tipo de lixa é melhor para as suas unhas? A gente tem a resposta: tudo depende de como estão as suas pontinhas dos dedos e do que você precisa na pré-esmaltação! Quer saber mais? Então continue lendo a matéria para entender o que cada uma das lixas de unha pode fazer e para quem elas são mais indicadas.
1. Lixa de vidro
Para que serve: as lixas de vidro são bem mais suaves e tem um efeito menos abrasivo nas unhas. Ela é mais delicada e, por isso, considerada perfeita para acabamentos nas pontas dos dedos.
Para quem é mais indicada: para todos os tipos de unha, especialmente aquelas com unhas mais frágeis.
2. Lixa de papel
Para que serve: também conhecida como lixa de areia, ela é aquele modelo clássico que tem um lado mais escuro e áspero e outro mais claro e lisinho. Elas podem ser usadas para diminuir o tamanho das unhas (sem necessidade de cortá-las) ou recuperar o formato depois de alguma quebra.
Para quem é mais indicada: também é indicada para todos os tipos de unha, mas são ainda mais eficientes para unhas quebradiças.
3. Lixa de polir
Para que serve: parecida com um pedacinho de isopor, e num formato bem diferente das outras, a lixa de polir tem função de nivelar e dar mais brilho às unhas.
Para quem é mais indicada: como tem função de niveladora, ela é mais indicada para unhas com ondulações. De qualquer forma, cuidado no manuseio, viu? Se usada da maneira errada ela pode afinar demais a superfície das unha.
4. Lixa grossa
Para que serve: é o tipo de lixa mais poderosa, voltada para as unhas postiças. Ela deve ser usada com atenção nas unhas naturais porque pode causar fissuras e até quebra da unha.
Para quem é mais indicada: para quem usar unhas artificiais e mais resistentes, como as de acrigel, por exemplo.
5. Lixa de metal
Para que serve: é o tipo de lixa perfeita para levar na bolsa e servir como aliada em emergências, caso a unha quebre ou você precise igualar os tamanhos entre os dedos. O material permite lavagens e, por isso, tem menos risco de ser contaminada por fungos e bactérias.
Para quem é mais indicada: para todos os tipos de unha, especialmente as mais grossas e resistentes.
6. Lixa de diamante
Para que serve: assim como a lixa de polir, a função da lixa de diamante é dar polimento às pontas dos dedos. Ela é muito utilizada na aplicação de unhas postiças e serve para minimizar as imperfeições.
Para quem é mais indicada: para mulheres que querem aplicar unhas de porcelana, acrigel ou fibra de vidro.
Redação: Raquel Carletto