Qual é a ordem correta de aplicar maquiagem? 14 passos de como se maquiar sozinha

Aprenda a ordem certa de usar a maquiagem para um look arrasador! (Foto: Instagram @alatorreee)
? importante estar atenta a ordem e aplica??o dos produtos de make para um look super bonito (Foto: Instagram @daisymarquez_)
? importante estar atenta a ordem e aplica??o dos produtos de make para um look super bonito (Foto: Instagram @daisymarquez_)
O corretivo deve ser usado depois da base para um melhor acabamento (Foto: Instagram @vanlenore)
O corretivo deve ser usado depois da base para um melhor acabamento (Foto: Instagram @vanlenore)

O corretivo deve ser passado antes ou depois da base? E o que vem primeiro: a make de olhos ou a preparação da pele? Até as experts em maquiagem já podem ter ficado na dúvida sobre a ordem de usar os produtos na produção! Para saber de uma vez por todas, confira os passos para acertar no visual!

1. Creme hidratante ou primer

Ninguém merece passar um tempão fazendo a make e em poucas horas ela já ficar craquelando, né? Para evitar que isso aconteça, a dica é sempre usar um creme hidratante antes da maquiagem. Assim, os produtos não só ficarão mais bonitos na pele como também durarão bem mais!

2. Protetor solar

Se a make for para o dia ou pra um evento de fim de tarde, o protetor solar é essencial! Escolha um próprio para a pele do rosto e aplique minutinhos depois do creme hidratante. O produto vai proteger a pele de manchas de sol e ainda evitar que acnes ou marcas de espinha piorem!

3. Sombra

Mas a maquiagem não começa pela pele? Você deve estar se perguntando, mas o motivo da sombra ser o primeiro passo para uma make impecável é simples: evitar borrões com a pele pronta! Com o pincel, esfume as cores pretendidas sem medo de borrar, já que depois é só limpar com um algodão ou cotonete com demaquilante.

4. Delineado

Em seguida, é hora de fazer o delineado! Com a caneta delineadora preferida, como o Master Precise , ou até com um pincel chanfrado e a fórmula em gel, é só seguir a linha de cílios superior e prolongar no cantinho externo, se quiser um acabamento em gatinho. Para não errar, confira alguns truques simples nesta matéria!

5. Máscara de cílios

Para finalizar a make dos olhos, ela não poderia faltar! A máscara de cílios abre o olhar e deixa o look com um acabamento mais bonito. Mas é importante ter cuidado na hora da aplicação: o truque é encostar a escovinha na raiz dos cílios e fazer movimentos de ziguezague até às pontas, repetindo a operação até chegar ao volume pretendido.

6. Base

Agora sim, é hora da base! Ideal para deixar a pele uniforme, disfarçar pequenas imperfeições e facilitar a fixação dos demais cosméticos, a base deve ser muito bem espalhada em todo o rosto e pescoço. Além de escolher o tom certo para a sua pele, é importante também apostar nas ferramentas certas: pincel ou esponja umedecida.

7. Preenchimento de sobrancelhas

Depois de aplicar a base, vale usar um cotonete com demaquilante para limpar os vestígios que possam ter ficado nos fios das sobrancelhas. O passo seguinte é o preenchimento da região, com um lápis específico e da mesma cor dos pelinhos. Para os deixar no lugar e bem arrumadinhos, vale a pena também usar uma máscara para sobrancelhas.

8. Corretivo

Há quem prefira usar o corretivo antes da base para corrigir logo pequenas manchinhas e olheiras. No entanto, o recomendável é usá-lo depois da base já que dessa forma é possível ver as áreas que realmente precisam ser escondidas ou iluminadas sem excessos de produto. Alem disso, quando a pele já está hidratada com a fórmula da base, o corretivo não craquela e fica mais fácil de espalhar.

9. Contorno

Agora é a vez do contorno! Muitas podem pular esta etapa, mas quem não abre mão de um rosto bem afiado, deve fazê-lo depois do corretivo. Com um pó bronzeador ou uma base mais escura, vale desenhar um formato de "3" nas lateais da face: têmpora, côncavo da bochecha e maxilar. Para um nariz mais fininho, é só aplicar um pouco do produto nos lados, e para uma testa mais curta, vale deixar a parte bem próxima ao cabelo mais escura.

11. Pó compacto

Depois do contorno é a vez do pó compacto. Ele deve ser aplicado nas regiões mais oleosas do rosto e também embaixo dos olhos, para evitar que o corretivo craquele. Mas é importante espalhar muito bem o produto com a ajuda de um pincel fofo ou uma esponja, pois o excesso de pó pode deixar a make pesada.

12. Blush

O blush é essencial na maquiagem! O produto deve ser aplicado depois do pó compacto, com a pele finalizada, para dar um aspecto mais saudável ao rosto. É só escolher a cor mais indicada para o seu tom de pele e aplicar com um pincel fofo e chanfrado na parte mais cheiinha das bochechas, de forma bem sutil.

10. Iluminador

Em seguida, vem o iluminador - para as makes mais festivas! Com um pincel vassourinha, aplique o produto - que também pode ser substituído por uma sombra cintilante em cor dourada, branca ou prata - nas regiões mais altas do rosto. Pontinha do nariz e topo das maçãs do rosto são as mais comuns, mas para dar um aspecto mais volumoso aos lábios, vale colocar um pouquinho também no arco de cupido.

13. Lápis labial

Desde que as irmãs Kardashian-Jenner começaram a usar a técnica de contorno labial para deixar os lábios mais volumosos e em evidência na make, essa tendência virou moda em todo o mundo e hoje em dia há quem não saia de casa sem usar o lápis de contorno. É importante usá-lo sempre antes do batom, já que ele desenha o contorno do boca e também prolonga a durabilidade do produto.

14. Batom

Por fim, vem o batom! Ele é a "cereja no topo do bolo" na maquiagem, e finaliza os looks com perfeição. É só escolher a cor favorita e aplicar diretamente com a bala ou mesmo com um pincel! Se quiser um efeito laqueado superfashion, o gloss será o último passo.

Dica: por sinal, se quiser testar o batom antes da compra para ter certeza do resultado final, experimente usar o Virtual Try-On no site de Maybelline NY. A ferramenta é um simulador para teste de maquiagem que permite ver a cor ao vivo dos batons de Maybelline no seu visual! Legal, né?

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.