Qual o seu tipo de pele? Faça o teste e descubra como adaptar sua maquiagem ao seu rosto!

Descubra qual é o seu tipo de pele e veja qual é o acabamento e estilo de maquiagem mais indicado para o seu rosto (Foto: Instagram @hermela)
Quer saber como fazer uma maquiagem para peles oleosas que dure o dia todo? Responda as perguntas e anote as dicas! (Foto: Instagram @rachellvallori)
Maquiagens para peles secas e normais devem ser pensadas nos detalhes, viu? O segredo é investir na hidratação e aproveitar o resultado final impecável (Foto: Instagram @kristinamendonca)
Descubra qual é o seu tipo de pele e veja qual é o acabamento e estilo de maquiagem mais indicado para o seu rosto (Foto: Instagram @hermela)

Descobrir o seu tipo de pele pode ser a salvação para garantir uma boa durabilidade nas makes - especialmente nos dias mais quentes de verão. No entanto, se ainda restam dúvidas sobre como identificar os principais sinais da pele oleosa, mista, normal ou seca, esse teste foi feito para você! Dedique alguns minutos para responder as perguntas da matéria e, ao fim, descubra não só qual é a característica mais marcante do seu rosto como aproveite também as dicas para adaptar a maquiagem às necessidades da sua pele. Continue lendo e aproveite!

1. Logo de manhã, antes de lavar o rosto, como é a aparência e sensação da sua pele ao olhar no espelho?

a) Opaca mas confortável;

b) Com brilho excessivo;

c) Sensação repuxada nas bochechas, mas oleosa na testa, nariz e queixo;

d) Confortável.

2. Depois de algumas horas com a make no rosto, a sua pele fica:

a) Craquelada e acumulada nas linhas de expressão;

b) Com muito brilho e poros aparentes em vários pontos do rosto;

c) Com brilho na zona "T", mas bem sequinha nos outros pontos;

d) Basicamente do mesmo jeito que estava assim que foi feita.

3. Depois de fazer exercícios físicos, você sente o rosto:

a) Quente e ardendo;

b) Bem pegajoso e suado;

c) Levemente oleoso;

d) Avermelhado nas bochechas.

4. No verão, seus produtos líquidos de make:

a) Parecem ser sugados pela pele;

b) Escorrem do rosto ao longo do dia;

c) São absorvidos em certos pontos e escorrem em outros;

d) Duram um pouco menos por conta da transpiração.

5. Depois da base de maquiagem, você...

a) Evita finalizar com o pó para deixar o rosto mais glowy;

b) Precisa usar o pó para matizar um pouco a pele;

c) Prefere usar o pó em pontos estratégicos do rosto;

d) Nem sempre usa o pó.

6. Quando você aplica um iluminador, o resultado é:

a) Sempre de pele saudável e viçosa;

b) Costuma parecer ainda mais oleosa do que o normal;

c) Impecável, mas apenas se usado fora da zona "T";

d) Natural, luminoso e perfeito para a ocasião.

Resultados

Maioria das respostas A: pele seca

Se as suas maquiagens costumam craquelar e evidenciar as linhas fininhas do rosto, não tem jeito: ou a sua pele está mais ressecada do que o normal ou, então, essa é uma condição constante dela, caracterizando-a como pele seca. É complicado, a gente sabe, mas tem como adaptar suas produções, viu?

Dicas para adaptar a make: para que o resultado seja sempre impecável, o segredo é apostar no hidratante antes da produção, além de optar pelas bases e corretivos hidratantes + blush e iluminador cremosos. Essas consistências garantem uma make mais duradoura e luminosa, do jeito que as peles secas precisam!

Maioria das respostas B: pele oleosa

Brilho excessivo é o seu maior companheiro? Por essa características e pelas suas respostas, é bem provável que a produção de óleo das glândulas sebáceas andam um pouco além do esperado! Para fugir da aparência pegajosa, anote as dicas abaixo.

Dicas para adaptar a make: para equilibrar a oleosidade da pele - que tende a detonar o look em poucas horas -, vale investir no acabamento com bases, pós e outros produtos de maquiagem na textura matte. Fora isso, lembre-se de preferir o blush em pó e fugir das texturas em cremes e líquidas nos outros itens na sua nécessaire.

Maioria das respotas C: pele mista

Com características bem misturadinhas, é para lá de normal que a sua pele fique escorregadia em alguns pontos e mais sequinha em outros, o que parece tornar as maquiagens do dia a dia e da balada ainda mais desafiadoras, né? Mas não se preocupe, o segredo é lidar com cada região da forma como elas precisam.

Dica para adaptar a make: onde o seu rosto for mais oleoso, vale seguir as dicas de quem respondeu mais letra B (ou seja, fugir do produtos oleosos e preferir a consistência em pó), já nas áreas em que ele parecer mais seco, prefira investir nos segredinhos de quem respondeu mais letra A (investindo no acabamento mais shiny e apostando na função hidratante dos produtos).

Maioria das respostas D: pele normal

Se a sua pele permanece plena de estação em estação, pode agradecer: você foi uma das poucas sortudas do pedaço a ter naturalmente um rostinho de bebê. Equilibrado, perfeitamente matizado e iluminado ao mesmo tempo, sua pele costuma responder bem às maquiagens e, por isso, quase não será preciso adaptar suas produções!

Dicas para adaptar a make: uma vez que não existem grandes necessidades à dar conta, o segredo é investir na hidratação da pele na pré-make para fugir do ressecamento e usar o que achar melhor quanto à textura e acabamento de maquiagem. Você foi privilegiada, viu? Aproveite!

Redação: Raquel Carletto