Quer parar de tirar a cutícula? Veja o passo a passo de como agilizar a manicure

Aprenda a fazer as unhas sem tirar cutícula (Foto: Instagram @l.hof)
Aprenda a fazer as unhas sem tirar cutícula (Foto: Instagram @l.hof)

Se você adora manicure e costuma fazer as unhas em casa, talvez você já tenha procurados tutoriais na internet e percebido que muitas pessoas estão deixando de tirar a cutícula. O principal argumento para essa mudança é que que as cutículas funcionam como proteção das unhas, evitando o surgimento de infecções. 

Além disso, a manicure fica muito mais prática quando você não precisa usar o alicate para tirar as pelinhas de cada dedo. Mas você sabe como fazer as unhas sem precisar tirar a cutícula? Se você querer aprender a pular essa etapa e deixar as unhas lindas e com cara de que foram feitas por uma profissional, vem conferir essas dicas.

1- A hidratação das cutículas é fundamental 

Hidratar as unhas e cutículas é o primeiro passo para parar de tirar as pelinhas. O ideal é usar um hidratante para mãos - ou um produto específico para unhas - não apenas na hora da manicure, mas também no dia a dia. Assim, você mantém as cutículas macias e hidratadas e tem menos trabalho para fazer as unhas.

Na hora de fazer a manicure, passe o hidratante sobre as unhas e cutículas e massageie um dedo de cada vez para deixar a pele bem macia. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lea | Fashion & Lifestyle (@l.hof) em

2- A escovinha de unhas é usada para esfoliar

Em seguida, é hora da esfoliação. Isso mesmo: as cutículas também podem ser esfoliadas. Para fazer isso, é só esfregar a escovinha em cima da cutícula - mas não precisa usar muita força, tá? Assim como a esfoliação do rosto ou do corpo, ela serve para renovar a pele na região e remover as células mortas. 

Desse jeito, você já remover as peles mais durinhas e ressecadas e facilita o processo de afastar as cutículas, deixando a manicure ainda mais rápida. 

3- Use uma espátula para afastar as pelinhas

O próximo passo é afastar a cutícula. Para isso, use uma espátula para unhas com cuidado para não machucar a pele ou a unha. Como as cutículas já estão hidratadas e esfoliadas, não é preciso usar força para afastá-las. É só passar a pontinha da espátula várias vezes, até ela deslizar com facilidade.

Durante o processo, é normal que algumas pelinhas se levantem, por isso, é importante ter um alicate.

4- O alicate serve para tirar as peles levantadas

A última etapa é usar o alicate para tirar as pelinhas levantadas. Depois de hidratar, esfoliar e afastar as cutículas, algumas peles podem se levantar. A melhor forma de lidar com elas é usar um alicate para retirá-las com cuidado. Pode ser tentador tirar totalmente a cutícula, mas resista a isso e arranque apenas as peles levantadas.

Hidratando as unhas diariamente, com o tempo as cutículas vão ficando menores e mais macias. 

Redação: Gabrielle Nunes