Receitinha caseira para hidratar mãos e cutículas: saiba como fazer uma máscara de aveia antes da manicure

A máscara de aveia é excelente para hidratar as mãos e as cutículas: aprenda a receita caseira! (Foto: Shutterstock)
Além de hidratante, a aveia também esfolia as mãos (Foto: Shutterstock)
A máscara de aveia ajuda a deixas as cutículas mais fininhas, facilitando a cutilagem ou na hora de as empurrar com o pauzinho de laranjeira (Foto: Shutterstock)
A máscara de aveia é excelente para hidratar as mãos e as cutículas: aprenda a receita caseira! (Foto: Shutterstock)

Para que a manicure fique impecável, é essencial manter as mãos e as cutículas sempre muito bem hidratadas! Não adianta esquecer o cuidado e achar que as peles secas e o efeito esbranquiçado vão sumir magicamente na hora de fazer as unhas. Com o creme para cutículas e os minutinhos de molho, pode até ser que o aspecto seco fique disfarçado, mas logo volta a aparecer! Por isso, uma vez por semana vale a pena investir em um cuidado nutritivo a mais: a máscara de aveia, que turbina a hidratação e ainda protege contra ressecamentos futuros. Saiba mais sobre esta receitinha caseira e aprenda a fazer sozinha!

Propriedade hidratante da aveia melhora o aspecto ressecado das mãos

Você sabia que a aveia, além de ser ótima para a saúde, também pode fazer maravilhas para a beleza da pele? Pois é, ela é altamente hidratante e é um dos principais ingredientes para essa função na indústria cosmética! E porque não usar o cereal diretamente na pele para melhorar o aspecto ressecado que teima em aparecer no dia a dia?

Lavar as mãos com um sabonete muito agressivo, abusar do álcool gel, esquecer de passar creme... tudo isso piora o ressecamento, que causa as peles soltas e também aquele aspecto de cutículas duras, que ninguém gosta. Para evitar tudo isso, facilitar a cutilagem na manicure e, de quebra, ainda prevenir que os problemas voltem a surgir, vale a pena fazer uma máscara de aveia com leite. Ubimar Velasco, farmacêutico e professor de Cosmetologia na Universidade Veiga de Almeida, afirma que a mistura é altamente hidratante. "A aveia é nutritiva e remineralizante, hidrata em profundidade e deixa as mãos realmente muito macias", contou. Além disso, esta máscara também ajuda a reforçar a barreira protetora da pele, combatendo as agressões que a deixam seca.

Cereal também tem ação esfoliante que ajuda a regenerar a pele e eliminar cutículas e peles secas

Além de ter poder emoliente - isto é, deixar as mãos supermacias e aveludadas - a máscara de aveia ainda tem outra vantagem: ela serve para esfoliar a pele! "A mistura vai funcionar como um abrasivo suave, removendo muito levemente a camada seca da pele para afinar as mãos e cutículas", contou o profissional. Assim, aquelas pelinhas teimosas e até as cutículas podem ficar muito mais fininhas e, com o passar do tempo, até sumir de vez. Saiba como aliar a hidratação à esfoliação com esta máscara milagrosa no tutorial abaixo!

Confira o passo a passo para fazer a máscara de aveia nas mãos antes da manicure

Preparação da máscara: em uma tigela pequena, misture um pouco de farelo de aveia e leite integral frio até formar uma pasta. Deixe a mistura repousar durante 10 minutos e depois está pronta para usar.

Passo a passo:

1. Antes da manciure, lave muito bem as mãos;

2. Com um pincel largo, espalhe a mistura de aveia e leite nas mãos, especialmente nas cutículas e regiões mais secas;

3. Aguarde 10 a 20 minutos com a máscara na pele. Se precisar fazer alguma coisa nesse período, use aquelas luvas plásticas usadas para colorir o cabelo;

4. Depois desse período, não enxague logo as mãos! Aproveite os grãos para fazer uma esfoliação, massageando cuidadosamente as unhas, cutículas e nós dos dedos;

5. Agora sim, lave abundantemente com água corrente;

6. Aplique um creme ou óleo hidratante e pode começar a sua manicure!