Assim como as passarelas, a TV projeta tendências e, mesmo para quem não se considera "noveleira", vale a pena ficar de olho no que as personagens desfilam. Ambientada nos anos 1940, a novela "Joia Rara", da TV Globo, foi responsável por uma onda retrô que invadiu os salões e aumentou os pedidos por modelos que seguem esse estilo, como é o caso da meia-lua, inglesinha e dos vermelhos intensos.
A meia-lua da vedete Aurora
O modelo que mais tem feito sucesso na novela aparece nas mãos de Aurora Lincoln, uma vedete glamourosa vivida por Mariana Ximenes. Meia-lua, unha gatsby ou francesinha invertida, todos esses nomes se referem ao mesmo estilo: aquele que preenche apenas a base da unha de uma cor e o resto de outra.
Para conseguir o look não há segredo: só é necessário um adesivo daqueles usados para reforçar fichário e dois esmaltes de cores bem contrastantes, como o preto e branco de Aurora. Pinte primeiro com o esmalte que vai aparecer na base e espere secar, cole o adesivo na parte de baixo da unha e depois pinte com o outro tom – em apenas três passos a nail art está pronta.
Vilã Silvia populariza inglesinha
Nada além de uma versão colorida da clássica francesinha, a inglesinha da vilã Silvia é ótima para quem cansou da borda branca de sempre e quer diversificar. A personagem de Nathalia Dill investe em tons mais escuros e dramáticos, como vinho e vermelho metálico, mas versões mais jovens feitas com cores fluo também dão super certo. A base off-white ou nude é ideal para garantir um visual diferente, mas discreto na medida.
Tanto neste estilo quanto na meia-lua, uma camada de extra brilho no final é fundamental para uniformizar e fixar os dois esmaltes.
Unhas naturais para as mocinhas
O estilo leve e romântico das mocinhas da trama passa por unhas bem naturais em tons de nude ou apenas com base. A protagonista Amélia, vivida por Bianca Bin, e a bem comportada Hilda, personagem de Luiza Valdetaro, são adeptas do look transparente.
O império do vermelho
O vermelho preenche as unhas de toda a parte do elenco que é, digamos, mais "saidinha", como a vedete Lola, de Letícia Spiller, e a dupla aspirante a dançarinas de cabaret, Matilde (Fabiula Nascimento) e Serena (Simone Gutierrez). O tom da época é vivo e bem quente, aproximando-se do tomate.