Rói as unhas? Confira dicas de como recuperar a saúde das pontinhas dos dedos

Saiba como recuperar a saúde de suas unhas depois de anos com o vício de as roer
Saiba como recuperar a saúde de suas unhas depois de anos com o vício de as roer

Um dos maiores inimigos da beleza das mulheres é o vício de roer as unhas, que acaba com qualquer produção. Nenhuma manicure dura nas mãos de quem tem este costume, e além de deixar as pontinhas dos dedos nada bonitas, o hábito também pode causar infecções e problemas bastante dolorosos. Se está decidida a parar de roer a unhas, o próximo passo é recuperá-las. Confira 5 dicas infalíveis para restaurar a saúde e beleza de suas mãos!

1. Hidrate várias vezes ao longo do dia

Para regenerar a pele sensibilizada ao redor da unha, é muito importante não descuidar a hidratação. Aposte nos óleos e ceras específicos para nutrir as cutículas, massageando delicadamente a cada aplicação e prefira os cremes mais ricos para a restante superfície dos dedos. Repita o processo várias vezes ao longo do dia e evite lavar as mãos com sabonetes muito adstringentes ou mesmo higienizá-las com álcool-gel, para as proteger do ressecamento.

2. Aposte no formato arredondado

Na hora da manicure, é importante escolher um formato que se adeque ao seu estilo de vida. Embora formatos como o stiletto ou o quadradinho estejam na moda, o ideal é evitá-los por enquanto, já que as suas unhas estão frágeis e quebradiças. O shape arredondado é o mais indicado para saúde da unha, uma vez que as deixa menos propensas à quebra.

3. Não lixe a superfície

Além de fazer um grande comprometimento com você mesma para não morder as unhas e cutículas, é importante também deixá-las em paz. Evite usar o alicate e ao lixar, lixe apenas em uma direção para não comprometer as camadas inferiores da unha. Outro hábito que deve ser evitado a todo o custo é o de lixar a superfície, mesmo quando essa estiver com uma textura irregular.

4. Invista em bases fortalecedoras e pró-crescimento

Um passo essencial para a recuperação das unhas roídas é aplicar um esmalte base enriquecido com nutrientes fortalecedores todas as semanas, para contribuir para uma regeneração adequada e mais rápida. Além disso, vale também usar uma base pró-crescimento, para acelerar o processo e garantir unhas incríveis em menos tempo.

5. Incremente a alimentação com suplementos vitamínicos

A alimentação também está intimamente relacionada à saúde da pele, cabelos e unhas, por isso é importante manter um regime equilibrado e rico em nutrientes como proteínas e vitaminas. Uma boa dica é adicionar suplementos como Biotina e Zinco à sua dieta, para fortalecer as unhas e mantê-las bonitas e saudáveis.