Saiba como esfumar a pálpebra inferior sem acentuar as olheiras

Esfumar a pálpebra inferior garante um olhar poderoso, mas pode acentuar olheiras: aprenda a evitar o problema
Esfumar a pálpebra inferior garante um olhar poderoso, mas pode acentuar olheiras: aprenda a evitar o problema

Olhos esfumados já se tornaram um clássico da beleza feminina, mas existe um detalhe dessa make que ainda gera dúvida em algumas mulheres: a hora de maquiar a pálpebra inferior. Quando recebe algumas pinceladas de sombra, essa pequena parte do olho deixa tudo mais poderoso, mas para não acabar com um olhar pesado e olheira ressaltada é preciso tomar alguns cuidados. Aprenda agora todos os truques necessários para se tornar uma expert no assunto.

Se proteger dos borrões é fundamental para evitar um ar cansado

Uma das principais causas para deixar o look pesado depois de esfumar a pálpebra inferior é o temido borrado. Como essa make geralmente é feita com sombras escuras, um pouco do produto fora do lugar certo já provoca uma aparência cansada. Para evitar o problema, a principal dica é fazer a maquiagem do olho antes, corrigir os eventuais borrões com um cotonete embebido em demaquilante e só depois passar corretivo e base.

Quem esquecer da dica ou preferir maquiar o olho por último também tem alternativas para se livrar dos borrões. A mais criativa delas envolve uma fita adesiva como a crepe ou durex. Para tirar as pequenas partículas de sombra que caíram embaixo dos olhos aperte a parte adesiva contra a pele cuidadosamente: a cola removerá os pontos escuros e evitará uma aparência pesada.

Use produtos resistentes para criar seu esfumado na pálpebra inferior

Para evitar que a maquiagem dessa área escorra e acabe se acumulando na região das olheiras, é preciso dar preferência à produtos resistentes quando for fazer o esfumado. Usar lápis de olho à prova d'água é uma ótima opção e permite uma make segura a noite toda: faça o traço na linha d'água como de costume e depois esfume a cor um pouco para baixo. Se preferir, acrescente um pouco de sombra para melhorar o acabamento, mas, como a base da cor já foi feita, só será necessária uma quantidade mínima do produto.

Quem não abre mão do efeito suave de esfumar apenas com a sombra pode usar um primer próprio para a área dos olhos antes de começar a maquiar: o produto ajuda a segurar a make por mais tempo e ainda cria um acabamento perfeito.

Usar o pincel certo pode fazer toda a diferença no acabamento

Escolher a ferramenta certa é fundamental para acertar no traço e não permitir que o esfumado deixe um ar cansado no rosto. As melhores opções estão nos modelos de sombra que têm as cerdas achatadas: o chanfrado, que também é achatado, mas tem um formato em diagonal, ajuda bastante a dar naturalidade ao olhar.

Saiba em que área aplicar a sombra para fugir das olheiras

O local exato para um esfumado de sucesso na pálpebra inferior é bem rente aos cílios - quanto mais para baixo disso, mais pesado o olhar ficará. Além disso, evite chegar muito perto da região do nariz para não deixar a make dramática demais: ao invés disso, ilumine essa área interna do olho para conseguir uma expressão radiante.