Sem bichectomia! Confira dicas para afinar as bochechas só com maquiagem

Conheça técnicas de maquiagem para afinar as bochechas e não precisar recorrer à bichectomia
Conheça técnicas de maquiagem para afinar as bochechas e não precisar recorrer à bichectomia

Mania entre as celebridades como Angelina Jolie e Kim Kardashian, a cirurgia de bichectomia vem causando curiosidade entre as mulheres por prometer tirar a gordura das bochechas e deixar o rosto mais fino e mais atraente. Mas como os procedimentos estéticos não estão nos planos da maioria das mulheres, a boa noticia é que, com truques simples de maquiagem e técnicas de contorno facial, também dá para criar o efeito da ciurgia em casa. Confira as dicas!

Pó bronzeador é ideal para o dia a dia

Para disfarçar e definir qualquer região do rosto com maquiagem, é necessário ter em mente que produtos claros e escuros criarão um jogo de luzes e sombras no rosto: enquanto o escuro disfarça, o claro realça. Por isso, nas maquiagens do dia a dia, vale apostar no pó bronzeador cerca de dois dedos abaixo das maçãs, o que irá destacar somente a parte central da face, alongando as laterais. A dica é esfumar bastante com um pincel de blush ou pó, para que o produto não fique tão intenso e marcado.

Corretivo é o maior aliado para contornos duradouros

Não há como negar que o corretivo é um dos produtos mais versáteis da nécessaire, já que, além de corrigir imperfeições do rosto, os tons diferentes prometem suavizar, destacar e definir alguns traços da face. Para afinar as bochechas, o segredo é usar um corretivo de um a 2 tons mais escuros na parte mais funda, ou seja, côncavo das bochechas e linha do maxilar. Como cada rosto tem um formato diferente, um truque para saber exatamente onde aplicar o corretivo escuro é encolher as bochechas com a boca e passar o produto com um pincel na área que afundar. Esfume bastante até que fique sutil e natural.

Já o corretivo mais claro deve ser usado em diferentes áreas do rosto com o propósito de iluminar: vale aplicar abaixo dos olhos, no ossinho do nariz, na zona "T" e acima dos lábios. O resultado irá garantir um jogo de luzes que vai destacar esses pontos, ao invés das bochechas. Para finalizar, aplique uma camada de pó translúcido para fixar os produtos na pele.

Iluminador também é essencial para disfarçar bochechas grandes

Quem deseja afinar as bochechas também pode recorrer ao iluminador, que deverá ser aplicado nas partes mais altas do rosto. Depois de criar o contorno com o corretivo ou pó bronzeador, aplique um pouco do iluminador na parte mais alta da bochecha - vale dar um leve sorriso em frente ao espelho para saber exatamente onde passar. Com isso, quem olhar o rosto de frente irá reparar as partes mais altas que estarão iluminadas, ao invés da parte escurecida, como as laterais da bochechas.

Blush em tons diferentes também ajudam a afinar bochechas

Para quem deseja uma maquiagem ainda mais natural em poucos segundos, a dica é apostar no uso de dois tons de blush para criar um degradê na região das bochechas. A técnica, chamada de 'draping', também tem o objetivo de criar um jogo de luzes que vai destacar o alto das maçãs e afinar as laterais das bochechas - a vantagem é que dará um toque natural e corado à pele, perfeito para o dia a dia. Comece aplicando o blush de tom mais escuro ao longo do côncavo da bochecha, levando o produto da orelha até o cantinho da boca. Depois, suavize essa sombra com o blush de tom mais claro nas maçãs do rosto. Finalize esfumando a linha de encontro dos produtos com um pincel até que as cores formem um degradê natural.