Sobrancelhas: descubra 10 curiosidades sobre a moldura dos olhos

Descubra todos os segredos das sobrancelhas para conquistar um visual perfeito
Descubra todos os segredos das sobrancelhas para conquistar um visual perfeito

As sobrancelhas são parte essencial da beleza do rosto e, justamente por isso, seus fios devem estar sempre delineados no formato adequado às suas feições. No entanto, a arte necessária para conquistar um visual absolutamente impecável vai muito além de preencher possíveis falhas com o auxílio da maquiagem. Confira dez curiosidades que envolvem a moldura dos olhos perfeita.

Mais de mil fios compõem as sobrancelhas


Pesquisas garantem que as sobrancelhas possuem naturalmente cerca de mil e cem fios - antes de serem depiladas - e cada um deles tem um ciclo de vida em torno de quatro meses, desde o nascimento até sua queda.

Sobrancelhas têm função biológica


Há uma função biológica para a existência deste pelinhos nesta região específica do rosto. As sobrancelhas ajudam a prevenir que o suor, a chuva ou qualquer outro agente externo entre em seus olhos.

Fios auxiliam no reconhecimento facial


Uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology comprovou que as sobrancelhas têm participação fundamental no reconhecimento facial. Em um estudo com rostos modificados digitalmente, os participantes identificaram com mais facilidade as celebridades que apareciam sem os olhos do que aquelas sem os pelinhos.

A pele ao redor das sobrancelhas é muito sensível


Ao depilar as sobrancelhas com cera é muito comum que a pele da região fique avermelhada devido a sua sensibilidade, mas as reações podem variar de pessoa para pessoa. Apesar disso, profissionais recomendam não recorrer à depilação no mesmo dia de um evento importante, já que a irritação pode demorar a desaparecer.

Pinças ainda são preferência


Existem diversas maneiras de remover os pelos excessivos das sobrancelhas, o que permite que cada pessoa escolha o método ao qual se adapta melhor. No entanto, as pinças ainda mantém sua popularidade entre a maioria das mulheres, já que o acessório é acessível e ainda garante retoques rápidos e precisos. Depilação com cera ou com linha são outras opções frequentes.

Pelos das sobrancelhas ficam mais ralos com o tempo


Assim como os cabelos, as sobrancelhas também ficam mais ralas com o passar do tempo. O afinamento dos pelos também pode ser atribuído a mudanças hormonais, tratamentos médicos e deficiência nutricional, entre outros problemas.

É possível alongar as sobrancelhas


As extensões de cílios são cada vez mais populares e prometem conquistar também as sobrancelhas. O método tem o propósito de fazer com que os pelos pareçam mais cheios e grossos. O procedimento é feito através da colagem de fios individuais, sintéticos ou naturais, sobre a região e tem duração de até duas semanas.

Restauração das sobrancelhas é mais uma opção


O processo de restauração das sobrancelhas inclui soluções semipermanentes ou permanentes para engrossar ou preencher a região. No primeiro caso, os fios artificiais são aplicados sobre a superfície da pele, enquanto o segundo involve um procedimento cirúrgico.

O formato das sobrancelhas depende de cada rosto


O melhor formato de sobrancelha para cada pessoa depende diretamente de seu tipo de rosto. Para uma face arredondada, por exemplo, um formato mais arqueado seria o ideal. Já para o rosto em forma de coração, a opção seria por um arco levemente arredondado. O rosto quadrado pode testar sobrancelhas angulosas, enquanto o oval deve investir em um formato bem definido.

Tom das sobrancelhas pode ser alterado


Atualmente, é muito fácil alterar a tonalidade das sobrancelhas. É possível pedir ao colorista um tom próximo ao dos cabelos, em caso de uma transformação radical, ou recorrer à maquiagem, através de itens como lápis, pó ou gel, que podem ser encontrados em diferentes cores.