Mesmo nas nécessaires mais restritas, ou seja, com poucos produtos, é comum encontrar uma sombra marrom opaca. E não é para menos, esse cosmético pode exercer múltiplas funções e suprir a eventual falta de diversos produtos. Além de colorir os olhos, esse item pode ser usado como delineador, para fazer o contorno do rosto, e até para matificar um batom acetinado. A maquiadora Carla Barraqui dá as dicas de como usar e abusar de toda a versatilidade da sombra marrom na maquiagem.
Nos olhos, a sombra marrom pode fazer muito mais do que apenas colorir a pálpebra
Como é uma cor neutra, a sombra marrom acaba se tornando um coringa para diversas ocasiões, sendo uma aposta certeira em maquiagens que precisam ser feitas rapidamente. Carla Barraqui afirmou: "até eu quando estou com pressa uso a sombra marrom." Mas para quem deseja fazer um olho mais elaborado, a maquiadora ressalta: "sempre uso para marcar o côncavo, é a mais indicada". O tom é perfeito para dar profundidade ao olhar ao fazer olhos esfumados. Para alongar ou dramatizar o olhar, o marrom deve ser usado no canto externo do olho. No interno, o ideal é colocar um tom mais claro, como o bege.
Ainda na região dos olhos, a sombra marrom pode ser usada para delinear os olhos e também corrigir as sobrancelhas. Se for usada como delineador, o pincel chanfrado com cerdas mais rígidas é o mais indicado, e deve ser umedecido, para que a sombra ganhe uma textura mais cremosa e facilite a aplicação. Já para corrigir as falhas na sobrancelha, Carla indica que a melhor opção é mesmo a sombra marrom e não o lápis, já que o efeito do pó é mais natural. A aplicação com pincel chanfrado é a mais indicada para conseguir o visual ideal.
Produto também pode ser usado para matificar batons e fazer o contorno facial
Além das clássicas funções para os olhos, a sombra marrom pode exercer ainda mais papéis. Carla Barraqui explica que, para as mais ousadas, é possível usar a sombra também nos lábios. Nesse caso, o ideal que ó tom seja mais puxado para o vermelho, e que a textura da sombra seja cremosa, para facilitar a aplicação. Já a sombra em pó pode ser usada para matificar os batons acetinados e escurecê-los. Vale lembrar ainda, que há diversos tons de marrom, e a escolha influenciará diretamente na cor dos lábios. Fazendo com que essa seja uma boa alternativa para quem deseja testar a tendência do batom marrom, que voltou com tudo nessa primavera.
O contorno do rosto também pode ser feito a sombra marrom, no entanto a maquiadora ressalta: "é preciso esfumar bem para não ficar um traço muito marcado". Outra dica importante é que a sombra precisa ser opaca e um ou dois tons mais escura que a cor da pele. "Essas sombras mais densas devem ser trabalhadas com bastante destreza. Se forem usadas da forma correta, são ótimas para fazer uma pele trabalhada com claro e escuro, ou seja, com luzes e sombras".