Tendência anos 90: batom marrom favorece mais a peles clarinhas ou morenas?

Pele clarinha ou morena - qual fica melhor com batom marrom?
Pele clarinha ou morena - qual fica melhor com batom marrom?
Tendência anos 90: batom marrom favorece mais a peles clarinhas ou morenas?

A tendência dark lips foi uma das maiores sensações de maquiagem nos desfiles da temporada outono-inverno 2016, aparecendo em versões vinho, roxo e até preto. Os marrons não foram exceção, e surgiram com força para representar a tendência "nineties" que está tão em alta. Das tonalidades mais fechadas às mais abertas, o batom marrom é ótima opção para modernizar o visual de qualquer make, além de ser perfeito um visual tanto para o dia quanto para a noite.

Marrons mais abertos para tons de pele clara

Este tom mais intenso na boca é ótimo para acrescentar sofisticação a looks de make simples, o que economiza tempo na hora de se arrumar, permitindo criar uma maquiagem menos elaborada mas não menos polida. No caso das peles claras, o contraste que a cor cria na composição do rosto destaca o brilho natural da brancura da pele e enfatiza o olhar das que possuem olhos azuis ou verdes. Os tons mais abertos, como café ou terracota, são opções mais sofisticadas para um look para as clarinhas, e, mesmo mais contrastantes não perdem a sobriedade.

As morenas são mais favorecidas pelos tons bem escuros

Nas morenas, o look tem mais impacto quando se usa uma tonalidade bem escura, como chocolate, pois tons mais claros, nestes tons de pele, podem ser confundidos com um comum nude amarronzado. O efeito "nineties" aparece nos lábios das morenas em cores marrons bem escuras, quase pretas, e o acabamento matte é uma constante. Os olhos escuros se beneficiam muito do uso de batom marrom, que é ideal para destacar o olhar. O resultado é um look moderno e chique, que funciona para realçar de forma homogênea as cores naturais da pele, olhos e cabelos das morenas.

Algumas dicas para arrasar na aplicação do batom marrom

O visual de batom marrom foi visto nas passarelas sendo usado com acabamento matte ou glossy, sendo o matte bem mais representativo da década de 90. Para não errar na hora de aplicar esta cor de batom, vale sempre usar um primer labial antes. Depois, é bom usar um pincel de lábios para uma aplicação mais exata, e para dar um ar mais matte ao look, deve-se 'morder' um lenço de papel com os lábios, para absorver o brilho. Em seguida, mais uma camada e o truque da 'mordida' de novo arrematam o visual, e o lápis de contorno deve ser usado no final, para dar mais definição e detalhe à boca. No desfile da grife Trussardi, o efeito ombré aparece invertido - a cor vai ficando menos forte em direção ao centro, ao invés do contrário mais comum - o que também é uma opção divertida e moderna para experimentar já.