Teste: você sabe qual é o prazo de validade da sua maquiagem? Faça o teste e descubra!

Você sabe a data de validade de cada produtinho de maquiagem da sua nécessaire? faça o teste e descubra!(Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
As máscaras de cílios precisam ser trocadas com frequência, já que tem um dos menores prazos de validade (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Você sabe a data de validade de cada produtinho de maquiagem da sua nécessaire? faça o teste e descubra!(Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

Se você faz parte do time que ama maquiagem, deve ficar atenta ao prazo de validade de cada produtinho! Embora seja difícil abrir mão daquele batom poderoso ou da sua máscara de cílios do coração, usar maquiagem vencida pode gerar alergias, dermatites e até infecções mais sérias. Se você tem algum item encostado na gaveta e bateu a insegurança, o Tudo Sobre Make pode te ajudar: responda ao teste e descubra se você conhece o prazo de validade de cada produto!

1. Você é daquelas que não dispensa a máscara de cílios! De quanto em quanto tempo você troca esse produtinho?

a) A cada seis meses;
b) A cada ano;
c) A cada três anos.

2. Qual é o prazo de validade do seu batom favorito?


a) De 1 ano a 1 ano e meio;
b) Entre dois e três anos, principalmente se eu não usá-lo todos os dias;
c) Cinco anos.

3. Você costuma trocar sua base queridinha com frequência?


a) Sim, compro uma nova depois de usar a minha por seis meses ou um ano;
b) Sim, depois de um ano ou dois;
c) Apenas quando termino de usar, mesmo que isso leve mais tempo. Sou muito apegada à minha base do coração!

4. Você sabe qual é a validade das sombras em pó?


a) Entre 1 ano e meio e 2 anos;
b) Pelo menos 2 anos;
c) Menos de 6 meses;

5. Por quanto tempo você pode usar o mesmo lápis de olho?


a) 1 ano;
b) 2 anos;
c) 3 meses.

6. Blush e pó compacto são must-haves na make de muita gente. Você sabe qual é o prazo de validade deles?


a) De 1 ano e meio a 2 anos;
b) De 2 a 3 anos, já que são produtos em pó e costumam durar mais;
c) Entre 3 e 5 anos.

RESULTADOS

Se você marcou mais A: você está de olho na validade da sua maquiagem!


A data no rótulo não é apenas decorativa - e você sabe muito bem disso! Você cuida muito bem da sua maquiagem, mas também está de olho nos prazos de validade de cada produtinho. Como você é bem cuidadosa e organizada, outra dica valiosa é limpar os produtinhos de maquiagem. Assim, eles ficam sempre novinhos em folha e sem riscos de acumular resíduos e bactérias!

Se você marcou mais B: quase lá! Fique um pouco mais atenta ao prazo de validade das suas makes


Você até costuma dar uma olhadinha nas datas nos rótulos das suas makes, mas não se incomoda de usar um produto que esteja um pouquinho fora da validade. É preciso tomar um pouquinho mais de cuidado, já que usar maquiagem vencida pode trazer alguns riscos para sua pele e sua saúde. A boa notícia é que, sim, é possível prolongar um pouquinho a vida útil do que tem na sua nécessaire e evitar que, por algum descuido, seu dinheiro vá para o lixo junto com os produtinhos. Confira nossas dicas aqui!

Se você marcou mais C: tome mais cuidado com a maquiagem vencida!

Se você não costuma prestar atenção nas datas de validade ou tem alguma make que anda um pouco de lado, talvez seja hora de fazer uma limpa na sua nécessaire! Produtos que entram em contato direto com as mucosas, como é o caso de máscaras e lápis para os olhos, têm prazos menores e precisam ser trocados com frequência. Batons e produtos em pó costumam durar um pouco mais, mas também precisam ser higienizados. Preste atenção em cor, textura e até no cheiro dos produtos, que dão pistas de que eles podem ter passado do ponto. Lembre-se: sua saúde vem sempre em primeiro lugar!

Redação: Giovanna Pego