Teste: você sabe tudo sobre unhas? Responda as perguntas e descubra!

Responda as perguntas e descubra se você realmente sabe tudo de unha
Responda as perguntas e descubra se você realmente sabe tudo de unha

Você entende mesmo tudo sobre unhas? Uma boa esmaltemaníaca guarda muitos vidrinhos com as mais diferentes cores na nécessaire de manicure, mas também é importante ter na manga alguns truques essencias para manter as pontinhas dos dedos sempre bonitas e saudáveis. Quer tirar a prova? Responda as perguntas e descubra se você é uma apaixonada por unhas de carteirinha!

1 - É verdade que as unhas redondas quebram menos?

SIM - Por não terem pontas, elas acabam resistindo mais do que as com os cantos mais pontudos.

NÃO - O formato não influencia em nada a quebra das unhas.

2 - Extra brilho e cobertura intensificadora da cor têm a mesma função?

SIM - Entendo bem as diferenças e procuro utilizar aquele que atende melhor às minhas necessidades.

NÃO - Para mim, eles são praticamente a mesma coisa.

3 - Hidratar as mãos ajuda na saúde das unhas?

SIM - Se as mãos estão hidratadas, as cutículas ficam mais saudáveis, protegendo melhor as unhas.

NÃO - Hidratar as mãos não influencia em nada na saúde das unhas.

4 - Você empurra as cutículas ao invés de tirar com alicate?

SIM - Não gosto de usar alicate para tirar as cutículas. Prefiro empurrá-las.

NÃO - Quanto menos cutícula, melhor. Não vivo sem o alicate!

5 - Na hora de lixar as unhas, você passa a lixa sempre na mesma direção?

SIM - Passo a lixa sempre da direita para a esquerda quando vou fazer as unhas.

NÃO - Eu me preocupo em utilizar o lado mais fino da lixa, mas não passo sempre na mesma direção.

6 - Removedor de esmaltes é melhor que acetona?

SIM - Por não ressecar tanto as unhas quanto a acetona, ele acaba sendo melhor.

NÃO - Os dois são a mesma coisa, só mudam o nome.

Respostas:

Se você respondeu NÃO para a maioria das perguntas, isto indica que precisa estudar um pouco mais sobre o assunto. Para que não sobre mais nenhuma dúvida, veja onde estava o erro de cada pergunta.

1 - Unhas redondas e ovais tendem a quebrar bem menos do que as quadradas e pontudinhas. Isto acontece porque por não terem pontas, o impacto com as superfícies acaba sendo mais suave, evitando as quebras. A saúde e a força das unhas são os principais causadores da quebra, mas o formato pode fazer diferença.

2 - Extra brilho e cobertura intensificadora da cor são produtos diferentes para as unhas. Enquanto o extra brilho tem a função de acrescentar um pouco mais de luz ao esmalte, a cobertura intensificadora da cor age em diferentes aspectos: acelerando a secagem, realçando a cor do esmalte e, também, garantindo um brilho a mais para as unhas.

3 - Hidratar as mãos costuma ser muito bom para a saúde das cutículas, impendindo o ressecamento excessivo. Isso faz com que fiquem mais fortes e possam proteger melhor as unhas. Mas é importante remover os resquícios dos produtos antes mesmo de começar a esmaltação, evitando que o produto fixe menos nas pontinhas dos dedos.

4 - Retirar as cutículas com alicate pode ser bem prejudicial para as unhas, e isto se principalmente se removida em excesso. Por ser a camada de proteção que impede a invasão de fungos e agentes externos na raiz das unhas, as cutículas são muito necessárias ao corpo. Para melhorar a aparência das pontinhas dos dedos, investa em hidratantes para mãos e em produtos redutores de cutículas. Isto vai garantir que fiquem bonitas e diminuam de tamanho.

5 - A melhor maneira de lixar as pontinhas dos dedos é fazendo sempre em uma única direção. Este hábito garante um menor atrito entre a superfície da unha e a lixa, evitando que elas se rachem ou mesmo quebrem.

6 - Removedor de esmaltes e acetona possuem diferenças nas suas composições. Por ser um solvente muito forte, segundo a legislação brasileira, a acetona acaba prejudicando as unhas, causando ressecamento. Os removedores que não possuam acetona na sua composição são os mais indicados, já que contêm ingredientes hidratantes que evitam os danos.