Tipos de pincel de esmaltes: saiba quais são e para que servem os pincéis flat, gota, fino e de cerdas curtas!

Conheça os diferentes tipos de pincel de esmalte e saiba para que serve cada um (Foto: Shutterstock)
O pincel do esmalte deve ser compatível com o efeito desejado e o tamanho da unha (Foto:Naiara Dambroso)
Conheça os nomes e saiba como usar cada tipo de pincel na esmaltação (Foto: Instagram @studijapenki)
Conheça os diferentes tipos de pincel de esmalte e saiba para que serve cada um (Foto: Shutterstock)

Se você é a louca da esmaltação, provavelmente já reparou que existem vários tipos de pincel de esmalte, né?

Eles já vem embutidos na embalagem e podem mudar de tamanho, forma e até de quantidade de cerdas - tudo para facilitar a vida de todas nós na hora de pintar e decorar as unhas!

Quer saber quais são os tipos mais comuns e para que servem? Então continue lendo a matéria que a gente te conta tudo!

1. Pincel flat

Como é: esse é o pincel do tipo largo, conhecido por deixar o ritual superprático! Por causa da distribuição maior das cerdas, ele consegue reter muito mais do esmalte no pincel - e ainda tem o bônus das cerdas se abrirem durante a pincelada, assim dá para aplicar a cor de uma só vez nas unhas.

Para que serve: para pintar toda a unha com mais rapidez e praticidade, perfeito para a esmaltação comum em unhas médias e grandes.

2. Pincel de esmalte em gota

Como é: o nome gota não é à toa, viu? Ele tem a ver com o formato arredondado que as cerdas formam no pincel - e que, por sinal, facilita na hora de alcançar a base das unhas. Assim como o flat, ele entra no time dos pincéis do tipo mais largo.

Para que serve: para pintar as pontinhas dos dedos dando mais precisão nos cantinhos e na base das unhas na esmaltação comum.

3. Pincel de esmalte fino

Como é: esse pincel é aquele com menor quantidade de cerdas, queridinho por causa do efeito uniforme que ele deixa no visual das mãos. Por causa do tamanho fino, ele retém uma quantidade moderada de esmalte.

Para que serve: as cerdas finas são perfeitas para fazer traços retos na nail art. Além disso, esse tipo de pincel é uma ótima opção para a esmaltação nas mãos com unhas menores e mais curtinhas - evitando desperdício e efeito muito pesado no visual.

4. Pincel de cerdas curtas

Como é: na categoria dos pincéis menores, o pincel de cerdas curtas é parecido com o pincel de cerdas finas, só que numa versão ainda mais fininha e precisa!

Para que serve: ele é bastante usado para fazer desenhos específicos nas unhas decoradas, como a francesinha ou meia-lua. Também pode pintar toda a unha, caso queira, mas aí já vai dar um pouquinho mais de trabalho, viu?

Redação: Raquel Carletto