Tirar as cutículas faz com que elas cresçam mais rápido e grossas? Tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas sobre a remoção de cutículas e descubra a melhor forma de cuidar das unhas
Tire suas dúvidas sobre a remoção de cutículas e descubra a melhor forma de cuidar das unhas

Remover ou hidratar as cutículas é um dos grandes dilemas de beleza enfrentados pelas mulheres mais vaidosas. Apesar de no Brasil ser quase uma tradição retirar toda a película em cada visita à manicure, algumas temem que suas cutículas comecem a crescer mais rápido e grossas do que o natural. Para acabar com todas as dúvidas, a dermatologista Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle Madureira, contou o que é verdade e o que é mito sobre os cuidados com as unhas.

Tirar as cutículas não interfere no seu crescimento

Entre os mitos que ainda rondam as unhas, o crescimento acelerado das cutículas é um deles. Embora seja o sonho de muitas mulheres, parar de retirar as cutículas não fará com que a película cresça mais devagar, mantendo as mãos prontas para receber o esmalte sempre. Segundo a dermatologista Vivilaine Campelo, assim como os cabelos ou as unhas, remover as cutículas não irá interferir em nada no seu crescimento. "Quando removemos a cutícula, ela se forma novamente para proteger nossa unha. Assim como os pelos e os cabelos, a cutícula tem um limite para crescer. Quem faz as unhas pelo menos uma vez por semana tem a impressão de que elas crescem mais rápido, mas não é verdade", explicou.

Película não nasce mais grossa após remoção

A dermatologista Vivilaine Campelo afirma ainda que a remoção total das cutículas não irá interferir em nada na espessura do seu nascimento. Assim como as mãos, as unhas precisam estar sempre hidratadas para ganhar o aspecto bonito e saudável, e a falta de produtos umectantes nas cutículas pode ser o grande causador da aparência mais grossa das películas. "A sensação das cutículas estarem mais grossas se deve à falta de atenção à hidratação regular e remoção de excesso do tecido de maneira adequada", explicou.

Cutículas devem ser hidratadas

Com a função de proteger a lâmina ungueal (unhas e matriz), as cutículas garantem que as bactérias não causem diferentes formas de infecções nas pontinhas dos dedos. Removê-las, no entanto, pode deixar os dedos desprotegidos, por isso o indicado é investir em produtos que mantenham as unhas sempre hidratadas, além de remover apenas o excesso ou apenas empurrar com a ajuda de uma espátula. "O ideal é tentar não retirar as cutículas profundamente, sem cutucá-las. Esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, causando deformações", afirmou a dermatologista Vivilaine Campelo.