Truque de como limpar a esponja de maquiagem viraliza na internet: maquiadora revela se a técnica realmente funciona!

Procurando uma maneira eficiente de deixar a esponja de maquiagem limpa de novo? Confira uma dica na matéria! (Foto: Instagram @arshiamoorjani)
A ferramenta mais queridinha de make é reutilizável, mas vale lembrar que a esponja de maquiagem precisa ser substituída após aproximadamente 30 usos (Foto: Instagram @bilintinamakeup)
Água mora e detergente podem fazer milagres pela esponjinha de maquiagem! Descubra na matéria (Foto: Instagram  @kathrynskatwalk)
Procurando uma maneira eficiente de deixar a esponja de maquiagem limpa de novo? Confira uma dica na matéria! (Foto: Instagram @arshiamoorjani)

Já não sabe mais o que fazer para limpar a esponja de maquiagem? Parece que a internet tem uma solução rápida e simples para o problema: detergente e água morna! Esse truque quase milagroso foi descoberto por uma jovem escocesa que compartilhou o feito no Twitter, fez bastante sucesso com a dica e, é claro, deixou todo mundo se perguntando como ninguém nunca pensou nisso antes. Quer saber o passo a passo? Veja as instruções na matéria e recupere sua esponjinha em um minuto!

Solução com detergente e água no micro-ondas limpa as manchas de make da esponja. Confira os detalhes:

Ferramenta queridinha das mais antenadas, a esponja de make é perfeita para espalhar base e corretivo na produção de maneira uniforme e bem caprichada, sendo uma grande aliada em truques como a técnica 'baking' para fixar o batom nos lábios, por exemplo. Ainda assim, quem utiliza esse item com frequência já reparou que higienizá-lo costuma ser um problema: a maquiagem absorvida pela esponjinha acaba fazendo manchas e deixando um aspecto sujo mesmo após muitas lavagens, né?

Só que, agora, tudo indica que esse sufoco será parte do passado. De acordo com a dica de uma jovem da Escócia, o passo a passo mais eficiente para limpeza seria:

1- Encher um copo de água até a metade e adicionar um pouco de detergente;

2- Mergulhar a esponjinha dentro da mistura;

3- Colocar o copo com a esponja no micro-ondas por um minuto;

4- Esperar o líquido esfriar e usar o item de novo normalmente.

Mas e se o truque não funcionar? Saiba porquê!

A dica é prática e, segundo quem já testou em casa e compartilhou o resultado na rede social, realmente funciona. De acordo com a maquiadora Irma Verdugal, o truque é de fato útil, mas é importante considerar alguns aspectos. "Realmente, a melhor maneira seria deixar de molho em água morna e detergente, mas se a maquiagem usada for à prova d'água pode não ser que a mancha não saia", explica.

Por isso, já sabe: caso essa tática caseira não funcione para você, tente lembrar se as suas makes são do tipo mais resistente. Esse detalhe pode influenciar - e muito - na aparência final após o contato com a misturinha.

É importante respeitar o tempo máximo de uso da esponja de maquiagem e trocá-la quando necessário

Outro ponto importante ressaltado pela maquiadora Irma é o de respeitar o uso desse item de maquiagem: ainda que seja feito para ser usado mais de uma vez, ele precisa ser substituído de tempos em tempos para não atrapalhar o resultado final da produção e, é claro, para que não prejudique a pele com resquícios de produtos envelhecidos. "O ideal é reutilizar o item por volta de 30 vezes, após esse período ela já não atende com a eficiência do começo", lembra Irma.