Truques de maquiagem com batom: veja 6 formas de usar o produto nos rosto e olhos para turbinar a make

Veja 6 formas de usar o batom na maquiagem e explorar o item ao máximo (Foto: Instagram @maybelline)

Que o batom é o aliado perfeito para os lábios, a gente já sabe - mas você sabia que ter batons de cores diferentes na nécessaire pode te salvar em vários momentos de aperto? Acredite: esse aliado pode ser usado em pelo menos 5 truques de maquiagem - inclusive, substituindo outros itens em caso de emergência.

Ainda não sabia? Então, aproveite: listamos 5 formas de explorar seu batom ao máximo nos lábios, olhos e pele. A gente garante que, depois dessa matéria, vão sobrar motivos para aumentar sua coleção de lipsticks!

1. Para fazer correção de olheiras e manchas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tacha (@tach.j) em

A correção de manchas na maquiagem é feita com a ajuda da colorimetria, usando corretivos coloridos como o amarelo, verde e vermelho, por exemplo. Maaas, se você não tiver nenhum desses a mão, eis a boa notícia: é possível corrigir manchinhas, em especial as olheiras, com a ajuda e um batom vermelho ou laranja! O truque de maquiagem é antigo, mas realmente funciona, viu?

Para dar certo, o passo a passo é:

- aplique o batom vermelho, laranja ou salmão embaixo dos olhos fazendo um triângulo invertido embaixo dos olhos;

- espalhe e esfume bem a cor com uma esponjinha e, em seguida, aplique a base de maquiagem corretivo com cuidado, tudo para deixar bem homogêneo.

2. Para criar um delineado colorido

O delineado colorido é tendência máxima e quanto mais cores forem inseridas, melhor! Mas, calma, ainda não encontrou a que você queria? Então, aproveite o seu batom matte colorido para criar um traço bem divertidinho nos olhos! Assim fica ainda mais fácil deixar a make monocromática, né? Depois, é só usar o batom nos lábios e that's it!

No passo a passo, você precisa:

- ter um pincel chanfrado pequeno para poder sujar na pontinha do batom e, então, transferir a cor para os olhos;

- dar preferência para o batom matte, uma vez que ele entrega um resultado fosco mais elegante e, de quebra, dura mais tempo na make!

3. Para imitar o look de sombra colorida

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Ainda nos olhos, além do delineado, é possível usar o batom para colorir os olhos no lugar da sombra! Para essa tarefa, a escolha do batom varia de acordo com o efeito que você preferir: se quiser algo mais glossy, o batom cremoso é o melhor aliado. Por outro lado, para um look dramático, o efeito matte pode ser uma boa opção!

Para arrasar no passo a passo, não tem mistério:

- suje a pontinha de um pincel de esfumar ou a ponta dos dedos e transfira dando batidinhas até que a cor fique no tom e acabamento que você desejar - mais intensa ou mais levinha.

4. Para fazer o papel do blush nas maçãs do rosto

Para as makeup lovers que esqueceram o blush em casa, ou só querem um ar coradinho mais natural na pele, o batom também é um ótimo aliado, viu? Basta ter a versão líquida ou em bala na cor certa para o seu tom de pele em mãos - seja rosa, vinho, marrom ou avermelhado.

Com o batom em mãos, o passo a passo é:

- no caso do batom cremoso, faça alguns risquinhos na bochecha e, em seguida, dê batidinhas até que a cor fique bem esfumada no rosto;

- no caso do batom líquido, vale diluir algumas gotinhas dele em um hidratante facial e transferir para a pele, também dando batidinhas até que fique uniforme.

5. Para criar o contorno facial na maquiagem

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Um batom marrom em bala pode deixar seus lábios bem destacados e, de quebra, dar uma forcinha no contorno facial caso você precise de um aliado na hora da pressa, sabia? Ele vai ser o responsável por fazer as sombras no rosto, criando contornos mais marcados ao redor do rosto e nariz.

No passo a passo, basta:

- usar o batom marrom onde você precisar "escurecer" o rosto e, então, formas as sombras certas - como as laterais abaixo da bochecha, maxilar e cantinhos da testa;

- depois, esfumar bastante para que o aspecto fique o menos marcado possível, deixando a maquiagem bem natural e caprichada!

6. Para imitar o efeito de boca naturalmente corada nos lábios

Sabe aquele efeito de boca coradinha, levemente rosada e que tem tudo a ver com a make natural? Dá para fazer usando o batom avermelhado ou rosado - mas com uma aplicação diferente, menos marcada, explorando só o toque sutil que ele pode entregar.

Para isso, o passo a passo é:

- com o batom em bala, dê apenas algumas batidinhas com o batom diretamente na boca e espalhe usando a pontinha dos dedos para esfregar e espalhar o tom;

- com o batom líquido, suje a pontinha dos dedos com a cor e espalhe de leve entre os lábios até que a cor fique bem sutil e uniforme.

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.