Truques poderosos para fazer o batom durar mais

Aplicação, acabamento e o uso dos produtos certos garantem uma boca colorida por mais tempo
Aplicação, acabamento e o uso dos produtos certos garantem uma boca colorida por mais tempo

Quem disse que batom e correria não funcionam juntos? As moçoilas pragmáticas não precisam desistir de um dos itens mais queridinhos da necessaire por não terem tempo ou paciência para fazer vários retoques durante o dia. Existem truques para contornar o problema e conquistar uma boca linda e vibrante durante horas, usando produtos que já fazem parte do seu dia a dia. Quer apostar?

Aplicação prática, rápida e cheia de truques

A dica é deixar o pincel de lado - pelo menos por enquanto - e passar o batom direto nos lábios. Essa é a forma mais fácil de espalhar bem e usar a quantidade certa. Depois é a hora daquele velho truque do tempo da vovó de pressionar os lábios em um lenço de papel para tirar o excesso do produto. Feito isso, feche a boca, dê um leve sorriso para esticar os lábios e use um pincel fofinho para aplicar um pouco de pó sobre a primeira camada de batom. Nesta etapa, é importante atentar-se para não "pesar a mão" e acabar com um visual de pele ressecada.

Para reavivar a cor, que vai ficar apagada por causa do pó, aplique mais uma camada bem fina de batom com a ajuda de um pincel específico para a área. Pronto: boca linda e preparada para a maratona diária.

Intensivo da durabilidade

Quando o evento é importante e exige acabamento impecável para durar a noite toda, vale a pena dedicar mais um tempinho na preparação e sair perfeita em todas as fotos.

Para isso, uma boca hidratada é fundamental, já que quando a superfície está lisa o batom adere melhor. Então, abuse do lipbalm alguns minutos antes, deixe o produto agir e tire o excesso quando for aplicar o batom. O corretivo também é grande amigo da fixação e pode ser passado ao redor da boca, contornando os lábios. A tática evita aquelas manchas nos cantinhos ou que o batom escorra. Rodrigo do Nascimento, maquiador do Éclat, diz que apesar de eficiente, a dica deve ser evitada por mulheres maduras: "o produto pode marcar rugas e deixar um aspecto flácido", advertiu.

A duração também pode ser turbinada pelo lápis labial. Basta escolher uma cor parecida com a do seu batom, fazer o contorno e depois preencher, fazendo uma base para que a pele receba o pigmento principal.

Quem precisa de um produto ainda mais prático, pode optar por fórmulas específicas que permanecem na boca por até 24 horas e só são removidas com a ajuda de um demaquilante.

Cores e texturas que turbinam os truques

Nos dias em que a preguiça de retocar a cor dos lábios bater, invista em cores bem escuras ou muito claras, que contém mais pigmentos e, por isso, fixam por mais tempo. Nas texturas, os mattes e acetinados são os campeões de resistência, diferente dos cremosos que costumam escorrer fácil.