Tudo sobre pó compacto: veja para que serve, quando usar e como escolher o produto para a maquiagem

Pó compacto de maquiagem pode ser um ótimo aliado para o dia a dia! Saiba tudo sobre ele na matéria (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)

O pó compacto é um dos itens de maquiagem mais clássicos há gerações - e não por acaso está na lista de produtos de make must have até mesmo para iniciantes, né? Mas e se um dia te perguntarem, você saberia dizer o que é e para que serve esse tipo de pó? Ou quais são os benefícios de usá-lo nas produções do dia a dia?

Se a resposta foi não, aproveite: essa matéria é perfeita para você! Reunimos um guia com tudo sobre o pó compacto e, aqui, vamos te explicar não só a função, mas também a forma de aplicar e, de quebra, alguns dicas de como escolher o item no tom certo para sua pele. Aproveite!

O que é e para que serve o pó compacto?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

O pó compacto nada mais é do que um pó com ou sem cor em versão compacta (ou seja, com todas as partículas prensadas e bem juntinhas). Ele é usado como último passo na make da pele, cumprindo a função de finalizar e selar os produtos líquidos ou cremosos que já foram usados (como base e corretivo). Isso ajuda a aumentar a durabilidade e garantir um toque sequinho e elegante no resultado final!

Quais são os benefícios do pó compacto?

Como todo pó de maquiagem, uma das principais vantagens desse item é o acabamento perfeito e prolongado, sem a sensação de brilho excessivo - o que, por sinal, também evita que a base transfira com facilidade. De qualquer forma, aqui, vale ressaltar a vantagem da versão compacta em diminuir o risco de desperdício na aplicação.

Por estar com as partículas e pigmentos do pó bem juntinhos, fica mais fácil ter controle da quantidade usada na make, além de ser bem mais simples levar o produto sempre na bolsa do dia a dia, de festa ou até mesmo de viagem.

Como escolher o tom do pó? Veja a dica para acertar no teste

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

É muito importante lembrar que o pó compacto pode ser translúcido ou com cor - e, nesse segundo caso, deve ser escolhido considerando o tom da sua pele. Ele deve ser exatamente da mesma tonalidade que o seu rosto, e para acertar meeesmo na escolha, nada de testar o produto no dorso da mão, ok?

O teste certo: aplique um pouco dele na região da mandíbula e veja se vai "sumir" na pele. Se sim, você encontrou o seu fit perfeito!

E por falar em fit, vale dar uma chance ao pó compacto da linha Fit Me! Esse produto, em especial, garante 12h de controle de oleosidade, além de cobertura matte e impecável, ideal tanto para as makes de festa como do dia a dia. Nada mais justo, né?

Quando e como aplicar pó compacto na maquiagem?

Quando aplicar: o pó compacto deve ser usado sempre depois dos produtos líquidos ou cremosos, justamente para selar a textura deles na pele. Aqui, é importante destacar que mudar essa ordem pode dificultar bastante a make, além de comprometer o resultado final natural.

Como aplicar: o primeiro passo é escolher o aplicador preferido - que pode ser o pincel de pó com cerdas fofinhas e suaves, a esponja de maquiagem ou o puff para pó). Depois de escolher o seu preferido, é só esfregar o aplicador suavemente no pó e, depois, transferir para o rosto fazendo movimentos circulares.

Redação: Raquel Carletto

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.