
As ondulações nas unhas das mãos já atrapalharam a sua esmaltação? É normal que essa superfície irregular acabe deixando uma aparência "listrada" nas pontas dos dedos - e nem mesmo usar a lixar na parte de cima da unha esconde essas alterações.
Mas e aí, o que fazer? O primeiro passo é descobrir qual tipo de irregularidade surgiu na sua unha, entender as causas e apostar no tratamento + prevenção. Quer uma ajudinha para combater as unhas onduladas? A gente te dá todas as dicas para os cuidados com as unhas aqui na matéria!
O que pode causar ondulações nas unhas?
Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a cutilagem mal feita - aquela em que a cutícula é empurrada com muita força, por exemplo. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades:
- Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas. Assim como os fios ficam brancos, as unhas também começam a desnivelar um pouco com o tempo - o que faz surgir risquinhos e uma unha ou em várias delas.
- Problemas de saúde: outro cenário possível é o de que as ondulações apareçam por conta de uma infecção, problemas na alimentação, febre prolongada ou até como reação do corpo a alguns tratamentos, como a quimioterapia.
Qual é o tratamento para unha ondulada?
Visualizar esta foto no Instagram.
O tratamento para o problema vai variar de acordo com a causa. Se o motivo for a cutilagem, é só evitar mais traumas e dar um descanso para as pontinhas dos dedos que a unha vai naturalmente se recuperar em poucos meses. Por outro lado, se as unhas não melhorarem, é importante procurar um dermatologista e entender não só a raiz do problema, como também a melhor maneira de tratar a situação.
Como evitar a ondulação na unha?
- Mantenha a alimentação balanceada no dia a dia;
- Remova a cutícula com bastante cuidado, sem agredir as unhas;
- Prefira os cremes que amolecem a cutícula em vez da espátula;
- Tente não cutucar as unhas e nem remover o esmalte antigo com a própria unha;
- Invista em bases nutritivas pró-nivelamento para amenizar o problema;
- Procure a ajuda do dermatologista para saber como lidar com seu tipo de unha
Redação: Raquel Carletto