Unhas amareladas: o que pode ser e como tratar o problema?

Descubra o que pode deixar as unhas amarelas (Foto: Instagram @nailetje)
Descubra o que pode deixar as unhas amarelas (Foto: Instagram @nailetje)

Se você é ligada em cuidados com as unhas, já deve ter percebido que, às vezes, elas podem ficar meio amareladas. Isso é bastante comum, mas muitas mulheres não sabem quais são as causas da coloração amarela que surge nas pontinhas dos dedos. Será que é preciso se preocupar quando as unhas mudam de cor?

A verdade é que isso pode acontecer por motivos bem variados. Para te ajudar a identificar o que faz as unhas ficarem amareladas, separamos algumas das causas mais comuns. Se você quer saber como fazer as unhas voltarem à coloração normal - e evitar o problema -, vem conferir!

A aparência das unhas pode falar como anda sua saúde

Se suas unhas estão com uma tonalidade amarelada, isso pode mostrar que alguma coisa não anda bem no seu organismo. Alguns problemas de saúde podem se manifestar alterando a cor natural das unhas, por isso, é importante estar sempre atento a elas. Diabetes, doenças nos rins, no fígado e mesmo problemas respiratórios podem ser a causa.

Então, se suspeitar de um desses problemas, é importante procurar seu médico para encontrar o tratamento mais adequado para você.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tuğba (@infinite.destiny) em

A nicotina do cigarro pode deixar suas unhas amareladas

Já para quem é fumante, a causa da mudança de cor nas unhas pode ser mais simples: a nicotina presente nos cigarros tem a capacidade de alterar a coloração das unhas, dentes e, até mesmo, do cabelo. Nesse caso, a melhor solução para deixar as unhas bonitas e saudáveis é parar de fumar.

Se não conseguir parar imediatamente, o ideal é sempre lavar as mãos após fumar e manter uma rotina de hidratação e cuidados com as suas unhas.

Excesso de esmalte também pode mudar a coloração das unhas

Entre as mulheres que não abrem mão de usar esmaltes toda semana - especialmente se você é apaixonada por unhas vermelhas -, a causa da coloração amarelada pode ser o excesso de esmalte. Os produtos vermelhos costumam ter óxido de ferro, um ingrediente de alta pigmentação, que pode deixar as unhas um pouco amareladas.

Para evitar o problema, aposte em uma base para unhas que também trate e fortaleça as pontinhas dos dedos.

Procure seu dermatologista para descobrir a causa

Se as suas unhas estão amareladas e você não sabe qual é o motivo, é recomendado procurar o seu dermatologista. Ele será capaz de identificar se o problema é causado pelos seus hábitos do dia a dia ou se é preciso investigar alguma doença. Assim, você pode encontrar o tratamento mais adequado para você e voltar a ter unhas saudáveis e super bonitas.

Redação: Gabrielle Nunes