
Se você andou reparando que suas unhas estão fracas e descamando, conselho de amiga: ligue o sinal de alerta! Beeem além de um probleminha estético que atrapalha a beleza do esmalte nas pontinhas dos dedos, a descamação nas unhas pode estar ligada à falta de vitaminas, ou até mesmo à doenças como a anemia, por exemplo.
Melhor não dar bobeira, né? E para te ajudar nessa investigação antes de ir ao médico, separamos uma lista com as 8 principais causas relacionadas às unhas descamando. Continue lendo a matéria e tire suas dúvidas sobre o assunto de uma vez por todas!
1. Falta de vitaminas D, B ou A
Se você não tem uma alimentação balanceada e começou a notar a descamação nas unhas, é provável que você esteja com as taxas de vitaminas D, B e/ou A mais baixas do que o necessário. Sem esses nutrientes, o corpo não consegue produzir queratina de uma forma satisfatória, e ela é um dos principais componente da unha.
2. Anemia
Um dos sintomas da anemia é uma alteração visível nas unhas, que por conta da falta de glóbulos vermelhos e redução do fluxo de oxigênio para os órgãos, podem ficar mais fracas, secas e quebradiças, descamando com frequência.
3. Estresse
O estresse causado por problemas emocionais pode atrapalhar a produção hormonal do corpo e agir de várias formas. Algumas das manifestações mais comuns são a queda de cabelo ou enfraquecimento nas unhas - fazendo com que as descamem e quebrem com facilidade.
4. Hipotireoidismo
No hipotireoidismo a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônios, ocorrendo a diminuição do metabolismo e dificultando o transporte dos nutrientes para as unhas. Dessa forma, elas tendem a ficar descamando, mais enfraquecidas e quebradiças.
5. Uso excessivo de acetona
Se você usa acetona com muita frequência nas pontinhas dos dedos, saiba que isso pode levar à descamação e fraqueza nas unhas. viu? Por ser um solvente muito forte, ela pode acabar fragilizando a região - logo, uma boa alternativa é trocar esse produto pelo removedor de esmalte.
6. Maus hábitos relacionados ao esmalte e unhas postiças
Ficar muito tempo com o mesmo esmalte, não dar um intervalo entre as esmaltações e aplicar uma unha postiça atrás da outra também leva ao enfraquecimento e descamação nas pontinhas dos dedos, viu? Os componentes químicos dos produtos, o atrito na hora de remover a unha postiça e a cola usada no procedimento podem prejudicar a saúde das unhas.
7. Contato com produtos de limpeza
O contato direto das unhas com produtos de limpeza também é um dos principais motivos para unhas fracas e quebradiças. Nesses casos, é importante usar luvas e proteger ao máximo as pontinhas dos dedos na hora de fazer os serviços de casa!
8. Psoríase
Outra explicação para a descamação das unhas pode ser a psoríase, uma doença inflamatória crônica que se manifesta principalmente na pele, mas também pode chegar até as unhas causando manchas, ondulações e descamação. Se essa for a sua suspeita, procure um dermatologista e investigue o problema!
O que fazer para parar a descamação da unha? Veja as dicas!
- Evite cortar ou puxar as escamas da unha para não danificar ainda mais as pontinhas dos dedos;
- Use uma lixa própria para igualar a superfície dos dedos e amenizar a descamação, mas não lixe demais para não sensibilizar a região;
- Aposte no uso de nutribases para fortalecimento, crescimento e nivelamento nas unhas;
- Aplique um fortalecedor de unhas na pontinha dos dedos até três vezes na semana.
Redação: Raquel Carletto