Unhas enfraquecidas: entenda a diferença entre fortalecedor e base para unhas fracas

Entenda a diferença entre base para unhas fracas e fortalecedor e garanta mãos impecáveis sempre
Entenda a diferença entre base para unhas fracas e fortalecedor e garanta mãos impecáveis sempre

Unhas fracas e quebradiças são um dos maiores pesadelos das mulheres vaidosas, que mantém as pontinhas dos dedos como uma das características de beleza preferidas para dar um toque a mais de cor para o look. Além da escolha da tonalidade do esmalte da vez, apostar em alguns cuidadinhos especiais é indispensável para garantir unhas sempre bonitas. Para isso, além de hidratadas é importante manter as pontas dos dedos fortes e resistentes, contando com a ajuda de produtinhos que prometem fortalecer as unhas e mantê-las impecáveis.

Base protege as unhas e evita danos

A famosa base para unhas é item indispensável em toda boa esmaltação, protegendo as pontinhas dos dedos e garantindo uma aplicação mais uniforme do esmalte. Sendo aplicada antes da cor escolhida para enfeitar as mãos, a base evita que os esmaltes entrem em contato direto com as unhas, deixando que componentes químicos prejudiquem a saúde da pontinha dos dedos.

O produto pode ajudar ainda as mulheres que sofrem com unhas mais fracas e quebradiças, já que evitam que as substâncias danosas dos esmaltes sejam absorvidas, além de contarem com componentes como carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino em sua fórmula, que ajudam a combater o enfraquecimento das unhas. "Procure bases que contenham substâncias hidratantes como D pantenol, vitamina E e alguns óleos", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fortalecedor de unhas recupera unhas enfraquecidas

Diferente da base, o fortalecedor de unhas não tem como única função deixar as pontinhas das unhas mais resistentes. O produtinho deve ser aplicado antes da base, permitindo que as unhas absorvam os componentes que vão ajudar a mantê-las mais fortes e bonitas. "Enquanto a base para unhas fracas costuma ser composta por substâncias hidratantes, o fortalecedor tem substâncias como onimyhens, nonichosine e vitamina D, que favorecem o crescimento da unha", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Componentes como vitamina B5, cálcio, pantenol e queratina também podem aparecer nos fortalecedores de unhas, ajudando a recuperar as pontinhas dos dedos que estão enfraquecidas, quebradiças, rachadas ou com calosidades.