Unhas escuras: o que pode ser? Descubra como remover as manchas nas pontas dos dedos!

Confira a matéria para entender o que pode causar manchas escuras nas unhas  (Foto: Shutterstock)
Além de turbinarem o look, as unhas também podem indicar problemas de saúde através de manchas escuras (Foto: Pixelformula)
Sempre tenha o cuidado de observar a cor das suas unhas quando remover o esmalte (Foto: Shutterstock)
Confira a matéria para entender o que pode causar manchas escuras nas unhas  (Foto: Shutterstock)

Além de turbinarem os looks com esmaltes de tons incríveis, você sabia que as unhas também podem ajudar a indicar problemas de saúde? Sim, quando algo não vai muito bem no organismo, elas podem ficar com uma aparência escurecida que todo mundo quer evitar. Mas, se você está com esse problema nas pontinhas dos dedos, calma: também existem outros motivos que podem causar essa alteração na tonalidade - como hematomas por conta de pancadas na região, por exemplo. Ficou curiosa? Confira mais detalhes!

A raiz da unha não está escurecida? Mancha pode ser resultado de um hematoma

Toda vez que você tira o esmalte e deixa a unha ao natural percebe que ela está com uma aparência escurecida? Antes de se preocupar, fique sabendo que existem vários motivos que podem fazer com que essa alteração aconteça - inclusive uma simples lesão na área, causada por pancadas ou uso de sapatos fechados.

Nesses casos, a marca escura costuma ser arredondada e pode aparecer em um tom bem escuro ou arroxeado. Em geral, ela vai aumentando de tamanho com o passar dos dias, mas a raiz da unha - ou seja, a área próxima às cutículas - fica sempre com a cor normal.

O que fazer?

Se tiver certeza que a mancha é um hematoma comum, a dica é esperar alguns dias até que a unha volte ao normal - já que, como a raiz não é afetada, ela vai ficar com seu tom natural conforme for crescendo. Mas, se a lesão tiver sido séria a ponto de te deixar com dor e deformar a pontinha dos dedos, vale procurar um dermatologista para que ele te indique o melhor tratamento.

Fique atenta: manchas escuras também podem indicar problemas sérios de saúde

Agora, quando as manchas não são causadas por hematomas e aparecem desde a raiz, é preciso dar uma atenção extra para a pontinha dos dedos. O motivo? Elas podem estar indicando que algo não está legal com a sua saúde e que você está com infecções ou até algum problema sério de pele.

Em geral, as manchinhas desse tipo costumam aparecer em um tom castanho ou negro e em forma de listras. Elas podem surgir em todas as unhas ou em apenas uma - sendo esse último caso o mais preocupante, porque é um dos sintomas de um tipo de câncer de pele.

O que fazer?

Se você estiver com manchas que seguem essas características nas unhas, não precisa se desesperar: nem todos os casos em que elas aparecem indicam, necessariamente, um problema sério. Em algumas situações, esse escurecimento pode ser causado apenas por alguma alteração na produção de melanina, por exemplo. Por isso, para descobrir o motivo e começar o tratamento necessário, é muito importante consultar um dermatologista para que ele dê o diagnóstico e indique o que deve ser feito.

Redação: Nívia Passos