Unhas impecáveis feitas em casa: cinco passos para uma manicure perfeita

 Confira os cinco passos básicos para conseguir fazer as unhas com perfeição em casa

Confira os cinco passos básicos para conseguir fazer as unhas com perfeição em casa

Fazer as unhas em casa pode gerar alguma insatisfação em ver que o resultado nunca sai igual ao do salão, mas se você tem as mesmas ferramentas que sua manicure e algum tempo sobrando não há porque a finalização não sair perfeita. Confira em detalhes os cinco passos para conseguir um resultado profissional nas mãos e verifique se acabou pulando algum deles da última vez.

Primeiro passo: limpar

O primeiro passo é limpar a cor anterior das unhas e, acredite, existe a maneira certa de fazer isso. A começar pelo movimento de esfregar que, além de sujar tudo ao redor, ainda resseca as cutículas ao levar o removedor líquido até elas. O segredo é molhar o algodão, pressionar sobre a unha e contar até cinco: depois desse tempo o esmalte já estará amolecido e basta puxar em direção à ponta dos dedos para que todos os resíduos saiam de uma só vez.

Segundo passo: lixar

Para que o resultado final fique lindo, as unhas precisam estar em um formato adequado e harmônico que só é alcançado através das lixas. Nessa hora é bom dar uma atenção especial às laterais: é preciso ter certeza de que não há nenhuma descamação ou rachadura nessa área porque é assim que se inicia o processo de quebra. Outro segredo é nunca fazer o movimento de vai e vem com a ferramenta: sempre use a lixa apenas em uma direção para evitar que a região descame ou quebre.

Terceiro passo: polir

Uma fase que é bastante negligenciada por muitas mulheres é a hora de polir as unhas. Usar uma lixa de espuma específica para essa função é fundamental para remover as células mortas da superfície, amenizar possíveis ranhuras e trazer um brilho natural para a área. Mas atenção: esse tipo de ferramenta tem que ser usada com bastante leveza sobre a região para não causar danos. O ideal é fazer o procedimento apenas um dia por semana e passar a lixa suavemente no máximo quatro vezes em cada dedo.

Quarto passo: hidratar

No Brasil ainda é bastante comum remover as cutículas com um alicate, mas é cada vez maior o coro de manicures e dermatologistas que afirmam que retirar essa proteção dos dedos pode ser nocivo para a saúde. Quem decidir parar com o procedimento, precisa aprender a cuidar bem dessa área para que o acabamento das unhas seja perfeito. O primeiro passo é usar um removedor de cutículas que, quando aplicado corretamente, vai retirar a pele morta sem acabar totalmente com a proteção. Depois disso use uma espátula para empurrar a cutícula para dentro e, se sobrar algum pedacinho de pele ressaltado, vale usar o alicate para tirar apenas essa parte que está levantada. Finalize com uma poderosa hidratação que vai melhorar o aspeto da área abusando dos óleos e cremes desenvolvidos especialmente para essa função.

Quinto passo: pintar

Pintar as unhas é a parte mais divertida de todo o processo, mas sem todos esses passos anteriores o resultado não seria tão agradável. Antes de começar a passar o esmalte limpe muito bem as unhas, de preferência com água e sabão: isso vai evitar que qualquer sujeira ou oleosidade nessa área impeça o esmalte de fixar direito. Depois disso prepare a região com uma base - produto que ajuda na saúde das unhas e ainda forma uma superfície aderente para a cor durar mais.

Para uma aplicação perfeita do esmalte, comece com uma pincelada do produto no centro das unhas desde a área próxima à cutícula até as pontas. Depois disso cubra as laterais com uma pincelada idêntica de cada lado e então finalize passando o pincel nas pontinhas de todos os dedos para fazer a manicure durar mais. O último passo para ganhar unhas perfeitas é aplicar uma camada de top coat, produto que torna o esmalte mais duradouro e ainda cria um acabamento superbrilhoso.