

Escolher seu esmalte favorito e caprichar na manicure não é o suficiente para deixar a manicure bonita: quando as unhas estão moles e quebradiças, não há cor que ajude a sustentar o look - nem mesmo aquele vermelho poderoso! Por isso, pra recuperar as pontinhas dos dedos e deixá-las fortalecidas, o segredo é seguir algumas dicas específicas na hora da esmaltação. Confira a lista!
1 - Capriche na hidratação das unhas
Uma das medidas mais importantes para deixar as unhas mais fortes é não abrir mão da hidratação na matriz das unhas - região que fica entre as cutículas e a primeira articulação dos dedos. Por ser a partir dessa área que começa o crescimento, é importante hidratar também essa parte das mãos em vez de passar hidratante só externa da manicure e na cutícula. Assim, você ajuda a combater o ressecamento e, consequentemente, a amenizar a quebra.
2 - Evite lixar a superfície das unhas
Um erro muito comum e que influencia muito no enfraquecimento é o jeito de lixar a superfície das unhas. Embora essa prática ajude a deixar a base livre de irregularidades, ela é prejudicial por comprometer a queratina da unha - o que faz com que ela fique mais sensível, quebradiça e, em alguns casos, até com manchinhas.
Por isso, para não agravar o problema e conseguir unhas mais fortes, evite essa prática na hora da manicure. Se sentir necessidade de deixar a superfície mais lisa, experimente o truque de passar um palito com algodão umedecido com removedor de esmaltes para retirar as pelinhas que podem atrapalhar a esmaltação.
3 - Não deixe as unhas de molho por muito tempo
Muita gente não sabe, mas a água também pode ser uma das responsáveis pelo enfraquecimento das unhas. O que acontece é que como elas absorvem o líquido com muita facilidade, o aparecimento de fungos que se alimentam da queratina da região é estimulado, pois o esmalte acaba sendo aplicado nos dedos ainda úmidos.
Por isso, para impedir que o problema piore, a dica é trocar a prática de deixar os dedos de molho pela aplicação de hidratante para amolecer as cutículas. Mas, para quem não abre mão do potinho com água, a recomendação é deixar as unhas no recipiente por pouco tempo e secar bem antes de usar o esmalte.
4 - Não pule a etapa da base
Além de garantir uma esmaltação mais uniforme, a base é indispensável na hora da manicure por proteger as unhas dos pigmentos dos esmaltes. Em contato direto com a superfície, eles são prejudiciais por acabarem liberando componentes químicos que podem atrapalhar a saúde da pontinha dos dedos.
Na hora de escolher a base, a dica para ajudar no fortalecimento é preferir as versões do produto que contam com uma fórmula específica para unhas fracas. Com elas, você ajudará a aumentar a resistência e evitar as quebras e os lascadinhos que estragam a produção.
5 - Use removedor de esmalte no lugar da acetona
Outra dica importante para manter a saúde das unhas é cortar o uso da acetona tradicional e preferir o removedor de esmaltes. Por ser um solvente muito forte, a primeira pode ressecar as cutículas e deixar as unhas quebradiças ou esbranquiçadas; já a segunda, além de sua composição mais suave, ainda conta com a vantagem de ter componentes hidratantes que minimizam o ressecamento.
6 - Dê um espaço entre as esmaltações
Para evitar que as unhas fiquem ainda mais fracas e ressecadas, outro truque é tomar o cuidado de dar uma pausa entre uma esmaltação e outra. Para quem não gosta de ficar muito tempo sem um toque de cor na pontinha dos dedos, retirar o esmalte um dia antes da manicure já é suficiente para deixar a unha respirar.
7 - Use luvas na hora das atividades domésticas
Na hora de atividades domésticas com algum produto químico, não deixe de usar luvas para deixar as mãos protegidas. Por causa da ação agressiva da fórmula, essas substâncias podem ressecar e agravar o enfraquecimento ao entrarem em contato com as unhas.