Unhas podem ficar oleosas? Confira dicas profissionais para fazer o esmalte durar mais tempo

Excesso de oleosidade nas unhas pode fazer com que o esmalte não dure por muito tempo
Excesso de oleosidade nas unhas pode fazer com que o esmalte não dure por muito tempo

Você já ouviu falar em unhas oleosas? Assunto pouco notado pela maioria das mulheres, o excesso de óleo nas unhas pode ser um dos motivos pelo quais o esmalte não dura por muito tempo nas pontinhas dos dedos. Geralmente, as mulheres que têm a pele do rosto oleosa ou mista têm tendência a produzir óleo em excesso também nas unhas, fazendo com que a esmaltação descasque muito mais rápido do que o esperado.

Para fugir do problema e garantir que as unhas fiquem mais saudáveis, sequinhas e prontas para receberem aquele esmalte favorito, confira as dicas reveladas pela manicure profissional Gi Camargo!

Use sempre uma lixa fina sobre as unhas antes do esmalte

As lixas de unha não servem apenas para dar um formato bonito as pontinhas dos dedos, já que o item pode ser encontrado em diversos formatos e materiais - cada uma responsável por um objetivo na manicure. Gi Camargo, proprietária de um nail bar que leva seu nome em São Paulo, explica que usar a lixa fina e porosa antes de qualquer esmaltação é uma das formas de retirar o óleo excessivo das unhas. "É bom usar uma lixa fina, até mesmo antes da base, senão corre o risco de o esmalte descascar", afirmou a profissional. As lixas mais indicadas são aquelas mais suaves em forma de bloco, que garantem uma superfície de unha mais lisa e sem ondulações.

Evite removedores de esmalte feitos a base de óleo

Com as unhas já lixadas, o passo seguinte é retirar as impurezas que ficam na superfície. Mas além de lavar bem as mãos, nessa hora a manicure Gi Camargo revela que é importante ter um cuidado extra na hora de escolher o removedor. "A maioria dos removedores de esmaltes são feitos com extratos de frutas e plantas, então não adiantam muita coisa para quem tem as unhas oleosas", garantiu a profissional, que recomenda o uso de removedores sem óleo em suas composição. Desse modo, as unhas estarão prontas para receber e fixar melhor os pigmentos de cor dos esmaltes.

Fazer as unhas com calma também ajuda a manicure a durar mais tempo

Essa é uma dica para quem faz a manicure em casa e reserva aquele tempinho no fim do dia para colorir as unhas. A pressa em deixar as unhas prontinhas para dormir ou correr para outras atividades pode fazer com que você esqueça ou simplesmente pule etapas cruciais, como lixar a superfície corretamente, moldar as pontinhas e remover completamente os resquícios de esmaltes antigos. Por isso, nada de pressa! O ideal é fazer as unhas com calma, usando a lixa corretamente e, principalmente, secando bem a superfície e os cantinhos dos dedos, já que água, cremes de cutículas e removedores acumulados também podem estragar todo o trabalho. Outra dica valiosa é nunca abrir mão da base antes de começar a colorir as unhas, já que o produto cria uma camada protetora, fazendo também com que o esmalte dure por muito mais tempo.