
Solução perfeita para quem quer aumentar alguns centímetros das unhas ou conseguir um look mais glamouroso, as unhas postiças já não saem das mãos femininas há algum tempo. Porém, a técnica, que muitos acreditam existir apenas para dar garras mais poderosas às mulheres, pode ser a solução pra quem quer parar de roer a área ou é vítima de enfraquecimento, escamação e quebra das unhas. As unhas artificiais modeladas, usadas nos Estados Unidos há mais de 60 anos, são febre nos salões brasileiros. E engana-se quem pensa que existe apenas um ou outro tipo de unhas de mentirinha: são muitas variações de postiças, podem atender às mais diversas demandas e adequar-se a diferentes estilos de vida. Confira!
- Unhas Acrigel
Indicadas para: pessoas com tendência a desenvolver alergia e/ou que querem preservar a integridade das unhas naturais.
O que é: as unhas em gel são uma mistura feita de gel e pó acrílico que é passada nas unhas como um esmalte comum. Após limpar e lixar bem as unhas, a manicure passa uma base e as seca em uma cabine de luz ultravioleta. Depois, esmalta uma camada da mistura de gel e pó e as unhas vão, novamente, endurecer na cabine de luz. O procedimento é novamente repetido para as unhas ficarem bem cobertas e brilhantes.
Duração: se feitas no formato quadrado, a resitência fica ainda maior, podendo durar até três meses (com algumas manutenções na manicure).
Pontos positivos: quem quer unhas muito brilhantes, fortes e sem risco de alergia.
Pontos negativos: como a maioria dos géis que são utilizados no Brasil não possuem solvente, eles costumam ser retirados na lixa, o que pode ser bastante agressivo para as unhas naturais.
- Unhas de porcelana
Indicadas para: mulheres que desejam unhas compridas com maior durabilidade.
O que é: após as unhas serem lixadas por várias vezes (para eliminar qualquer tipo de ondulação que possa prejudicar a fixação das unhas artificiais), as unhas naturais recebem uma massinha mole (isto é, a porcelana misturada a algum líquido) que é moldada com a ajuda de um pincel de acordo com as unhas da mulher. Depois de alguns minutos, a porcelana já está seca e durinha. Então as pontas dos dedos são lixadas novamente, para que a unha de porcelana fique uniforme, sem qualquer tipo de ondulação ou imperfeição.
Duração: podem durar até oito meses (mas deve-se fazer visitas à manicure a cada 20 dias, no mínimo.
Pontos positivos: não descolam facilmente, o esmalte dura muito, são resistentes e têm aspecto natural.
Pontos negativos: no início do processo as unhas são muito lixadas antes de receberem a massinha e, quando elas vão crescendo, são lixadas junto às de porcelana, para que ambas fiquem com a mesma espessura (tornando a parte original ainda mais fina). As chances do surgimento de fungos por baixo das postiças também é grande, já que as pessoas costumam ficar com as postiças por muito tempo (e como a camada de porcelana é grossa, não é possível detectar a presença dos micróbios até que ela seja retirada).
- Unhas de acrílico
Indicadas para: mulheres que desejam unhas mais compridas e naturais, sem chances de surgimento de fungos.
O que é: são uma versão mais moderna das unhas de porcelana e o procedimento é bastante similar. As próteses, que são feitas de resina acrílica em pó, são aplicadas na forma de massinha e moldadas de acordo com o desejo da pessoa. Depois, as mãos são postas em uma mini câmara de luz UV para que as unhas saiam de lá secas, prontas para receberem o esmalte comum.
Duração: até 3 meses, com pelo menos duas sessões de manutenção
Pontos positivos: são as mais naturais dentre todas as postiças devido à coloração rosada e as mais seguras na hora da retirada, já que se dissolvem na acetona. Também não causam fungos, como as de porcelana, e as próteses são grossas, o que impede qualquer uma de roer as unhas.
Pontos negativos: praticamente os mesmos que os das unhas de porcelana: deixam as unhas naturais muito, mas muito finas e, como as próteses são grossas, podem gerar um desconforto inicial.
- Unhas Nova York
Indicadas para: quem não quer gastar muito nem prejudicar a base das unhas.
O que é: feitas a base de queratina, são uma espécie de postiças que não vão até a base das unhas. São compostas por queratina e uma prótese inteira é posta nas unhas com gel e pó. Os tips (isto é, os alongamentos de unhas, que vêm como adesivos e são vendidos a grandes quantidades) são aplicados com a tip blender (para dar fixação) após as unhas receberem um primer. São aplicadas várias camadas finas de gel resin e as unhas são bastante lixadas até que o acabamento fique bem liso.
Duração: podem durar vários meses, a depender da pontualidade da manutenção
Pontos positivos: as unhas Nova York podem ser cortadas e lixadas mesmo após 3 meses de uso, ao contrário dos outros tipos de postiças e são um procedimento mais barato que os demais.
Pontos negativos: como são postiças porosas, absorvem a coloração do esmalte caso não se utilize base
- Unhas de Fibra de Vidro
Indicadas para: alérgicas, mulheres que trabalham muito com as mãos (digitação, datilografia, etc) e querem maior resistência ou as que querem fortalecer as unhas naturais sem, necessariamente, aumentar o comprimento delas.
O que é: colocam-se próteses que cobrem as unhas naturais e a fibra de vidro vai sendo aberta e aplicada com cuidado onde elas terminam.
Duração: depende da pontualidade das manutenções. A primeira manutenção deve ocorrer em 15 dias, a segunda em 20, a terceira em 30 ou mais. Mas a mesma fibra pode durar, em média, três meses.
Pontos positivos: é o tipo de unha mais resistente do mercado e a junção com as unhas naturais é completamente transparente. Como são durinhas e leves permitem que a unha natural respire e não enfraqueça, além de não utilizarem cola, como as outras postiças, prevenindo reações alérgicas.
Pontos negativos: como são transparentes, conforme as unhas naturais forem crescendo, as diferenças de tom ficam bastante aparentes.