Unhas quebradiças: seis atitudes para combater o problema

Confira seis atitudes para combater as unhas fracas e quebradiças.
Confira seis atitudes para combater as unhas fracas e quebradiças.

Manter as unhas bem feitas e saudáveis são alguns dos maiores cuidados das mulheres no quesito beleza. Afinal, pés e mãos impecáveis são sinônimo de higiene e cuidado com o corpo. Mas unhas bonitas nem sempre são fáceis de manter: por vezes ficam finas, fracas e descamam com facilidade. Para resolver o problema, o primeiro passo, antes de tudo, é descobrir o que causa essa fragilidade: má circulação, anemia e até mesmo doenças da tireóide podem estar entre os motivos. A boa notícia é que, com alguns simples cuidados, é possível resolver a maioria dos casos. Confira sete dicas para reverter a situação:

1) Lixe as unhas com muito cuidado

Quando as unhas são lixadas, as camadas de proteína que as compõem vão sendo eliminadas. Como nas unhas quebradiças essas camadas estão separadas ou quebradas, deve-se ter atenção redobrada para não agravar o problema.

2) Não abra mão da base

Ela funciona como uma cutícula protetora que preserva as unhas dos pigmentos dos esmaltes.

3) Hidratação na ponta dos dedos

Asim como a pele, as unhas também precisam de hidratação. Caso contrário, elas podem ficar ainda mais ressecadas e quebradiças. Produtos a base de ureia são a melhor opção para protegê-las.

4) Use luvas

Evite manusear qualquer produto de limpeza sem luvas. Ao entrar em contato com detergentes, águas sanitárias, entre outros, as unhas são expostas à ação de agressivas substâncias, podendo quebrar e ressecar com maior facilidade (além de diminuir o tempo de duração dos esmaltes).

5) Tamanho na medida

Atividades corriqueiras, como digitar no teclado com frequência ou lavar louça, podem levar à quebra das unhas. Evite a ruptura forçada delas mantendo-as em um tamanho mais curto.

6) Alimentação caprichada

A deficiência alimentar pode agravar o estado de unhas predispostas à quebra. Quando há ausência de vitaminas e proteínas em nosso organismo, a pouca quantidade desses nutrientes é direcionada para outros órgãos do corpo. Portanto, mantenha uma dieta equilibrada para manter as unhas bonitas e saudáveis.