Unhas redondas quebram menos? Saiba quais formatos ajudam a evitar as rachaduras

Por não terem pontas laterais como as unhas quadradas, as redondas e ovais não quebram com tanta facilidade
Por não terem pontas laterais como as unhas quadradas, as redondas e ovais não quebram com tanta facilidade

Quem adora cuidar das unhas certamente já sofreu com as quebras e descamações bem no cantinho. Evitar as rachaduras nem sempre é uma tarefa fácil, até mesmo para quem tem uma alimentação saudável e investe tempo cuidando das pontinhas dos dedos. Nesses casos, o grande inimigo das unhas longas pode ser o próprio formatinho escolhido para lixar. Confira os detalhes!

Unhas redondas e ovais são mais difíceis de quebrar

Nós sabemos que o formato quadradinho é o preferido das brasileiras, mas o estilo também pode render unhas mais fáceis de quebrar, até mesmo com ações do dia a dia, como lavar louça e usar o computador. Seguindo o caminho oposto, os formatos redondo e oval - que não possuem as pontinhas mais afiadas -, ganham o posto de mais difíceis de sofrer com rachaduras. O formato redondo é aquele cujo somente os cantinhos das unhas são arredondados, perfeito para quem não quer abrir mão do efeito quadrado, já que o meio das unhas estará reto. Já o formato oval deixa as unhas quase pontiagudas, mas de forma bem sutil.

Aprenda a lixar as unhas no formato redondo

Além de usar lixas macias ao invés das ásperas, saber lixar corretamente é importante para que as unhas não descamem ou quebrem. Ao contrário do que fazem muitas mulheres, o movimento de 'vai e vem' não é indicado, já que deixa as unhas fracas e podem fazer com que as camadas se separem. Para conseguir o formato oval, o certo é lixar da lateral ao topo da unha de forma angulada, sempre com cuidado para manter os dois lados iguais.

Já as amantes de unhas quadradas ou aquelas que preferem um formato discreto pode escolher a forma arredondada. Passe a lixa em uma única direção de forma reta no meio da unha e depois arredonde a lateral até que as quinas desapareçam.

Saiba os cuidados necessários para manter cada tipo de unha

Não importa qual seja o formato escolhido, a dica é nunca abrir mão da base antes de iniciar a esmaltação. O produto forma uma espécie de película que protege e preserva as unhas dos esmaltes, além de conter vários componentes que deixam as unhas mais fortes e resistentes. Além disso, outro truque é sempre deixar uma lixa e o vidrinho do esmalte da semana na bolsa: esses itens podem salvar aqueles quebradinhos menores. O hábito é ainda mais importante para quem tem as unhas quadradas, já que se elas quebrarem, consequentemente o esmalte vai descamar.